A musicoterapia como aliada do tratamento da depressão

  • Autor
  • Tayane de Jesus Bispo
  • Co-autores
  • Vanessa Castro Silva
  • Resumo
  • Introdução: De acordo com a OMS a depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza persistente e pela falta de interesse em atividades que normalmente são prazerosas . Nesse sentido , a musicoterapia é inserida como uma prática que envolve a música em um contexto clínico de tratamento , reabilitação e prevenção da saúde e bem-estar , sendo considerada uma alternativa que  pode auxi-liar na melhora dos sintomas da depressão .Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre o uso da musicoterapia em casos de de-pressão . Método: foi feito um levantamento bibliográfico nas bases de dados : Scielo , Pubmed , Lilcas / Bireme nos idiomas : inglês , português  e espanhol . Descritores  : "depression " "music " . Critérios de inclusão  : artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020 que abordassem  a temática e com texto completo gratuito . Foram excluídos os que não associavam diretamente a musicoterapia e a depressão , dissertações . Resultados / Discussões: Usando os descritores foram encontrados um total de 1.187 desses apenas 6 se encaixavam nos critérios de inclusão . Todos os artigos tratavam a utilização da técnica da musicoterapia com abordagens individuais ou em grupos e de variadas maneiras com o uso de : instrumentos musicais , composição de cantos e ouvir músicas de preferência indivi-dual , os estudos possuem públicos com idades e  gêneros diferentes e  os voluntários desenvolveram transtornos depressivos com ou sem morbidades associadas . Nos artigos analisados , o público apresentou melhora tanto no quadro clínico quanto na  interação social . Apesar dos resultados promissores da utilização  da musicoterapia , ainda é fundamental questionários e avaliações mais precisas dos resultados para alcançar objetivos mais concretos , além de um público maior e heterogêneo. Conclusão: Os resultados mostram que a musicoterapia apresentrou um potencial significativo na melhora dos níveis de depressão nos grupos estudados . No entanto , os auto-res ressaltam  a necessidade de mais pesquisa na área com um público maior e diverso , e também a aplicação de  avaliaçoes psicoló-gicas e físicas com melhores evidências cientifícas.

    Referências: 

    CARR,Catherine Elizabeth et al. Feasibility and acceptability of group music therapy vs waitlist control for treatment of patients with long-term depression ( the SYNCHRONY trial): Study protocol for a randomised controlled trial. Trials, v. 18, n. 1, p. 1-15, 2017.

     FANCOURT, Daisy et al. Effects of group drumming interventions on anxiety,depression, social resilience and inflammatory immune response among mental health service users. PloS one, v. 11, n. 3, p. e0151136, 2016.

    HAGEMANN, Paula de Marchi Scarpin; MARTIN, Luis Cuadrado; NEME, Carmen Maria Bueno. The effect of music therapy on hemodialysis patients' quality of life and depression symptoms. Brazilian Journal of Nephrology, v. 41, n. 1, p. 74-82, 2019. Nwebube C, Glover V, Stewart L.

    Prenatal listening to songs composed for pregnancy and symptoms of anxiety and depression: a pilot study. BMC Complement Altern Med. 2017;17(1):256. Published 2017 May 8

    Perkins R, Yorke S, Fancourt D. How group singing facilitates recovery from the symptoms of postnatal depression : a comparative qualitative study. BMC Psychol. 2018;6(1):41. Published 2018 Aug 17

    RAY, Kendra D.; GÖTELL, Eva. The use of music and music therapy in ameliorating depression symptoms and improvi ng well-being in nursing home residents with dementia. Frontiers in medicine, v. 5, p. 287, 2018.

     

  • Palavras-chave
  • musicoterapia , depressão , bem-estar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Temas Livres
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com