Introdução: A apraxia da fala é um distúrbio oral de origem neuromotora que dificulta a programação dos músculos que agem nos movimentos articulares responsáveis pelos fonemas verbais, incapacitando o indivíduo a produzir sons, sílabas e palavras. Devido à ausência de certas habilidades motora oral, crianças apráxicas possuem dificuldades na mastigação o que pode torná-las seletivas quanto à alimentação e resistentes a novas experiências alimentares, comprometendo seu estado nutricional. Objetivo: Compreender as dificuldades no processo de introdução alimentar de crianças apráxicas e quais as condutas da equipe multidisciplinar quanto a esse processo. Método: Trata-se de um estudo com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico de livros e artigos, nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca virtual em Saúde (BVS), MEDLINE/PubMed e Google Acadêmico. Foram utilizados para busca dos artigos os seguintes descritores e suas combinações na língua portuguesa e inglesa: Apraxia, alimentação, trabalho multidisciplinar, child nutrition e interdisciplinar communication. Os critérios de inclusão definidos foram: artigos publicados em português e inglês, que retratassem a temática referente à revisão, já os de exclusão foram: artigos em outras línguas e que não tivesse ao menos um dos descritores. Resultado: Foram utilizados 8 artigos para a construção. Os estudos pesquisados ressaltou que a seletividade alimentar é descrita pela recusa alimentar, falta de interesse pelo alimento e diminuição do apetite, sendo esta uma característica comum em crianças, visto que em crianças apráxicas essa característica torna-se mais evidente, o que pode ocasionar um déficit nutricional, no entanto quando há intervenção multiprofissional precoce pode haver a minimização da carência nutricional o que faz com que a criança se desenvolva de maneira saudável e adequada. Conclusão: Diante disso, é de suma importância a conduta nutricional junto ao tratamento multidisciplinar envolvendo o pedriatra, a fonoaudiólogo, o nutricionista e o terapeuta ocupacional, para a terapia em crianças apráxicas, contribuindo de forma positiva na promoção de saúde e diminuição de déficits e riscos nutricionais.
Referências:
CATRINI, M.; LIER-DEVITTO, M. F. Apraxia de fala e atraso de linguagem: a complexidade do diagnóstico e tratamento em quadros sintomáticos de crianças. CoDAS, São Paulo, v. 31, n. 5, 2019.
NIESSEN, E.; FINK, G. R.; WEISS, P. H. Apraxia, pantomime and the parietal cortex. Neuroimage Clin, v. 5, n. 5, p. 42-52, jun. 2014.
ORTIZ, K. Z. Apraxia de Fala. In: ORTIZ, K. Z.. Distúrbios Neurológicos Adiquiridos: Fala e Deglutição. 2. ed. São Paulo: Manole, 2010. Cap. 2. p. 21-37.
PASTANA, S. G.; COSTA, S. M.; CHIAPPETTA, A. L. M. L.. Análise da mastigação em indivíduos que apresentam mordida cruzada unilateral na faixa-etária de 7 a 12 anos. Revista Cefac, São Paulo, v. 9, n. 3, p.351-357, set. 2007.
SAMPAIO, ANA BEATRIZ DE MELLO et al. Seletividade alimentar: uma abordagem nutricional. Seletividade Alimentar, J Bras Psiquiatr, v. 62, ed. 2, p. 164-170, 18 maio 2013.
SAÚDE, Ministério da. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 74 p.
SILVA, H. J.; CUNHA, D. A.; PERNAMBUCO, L. A.. Contribuições das Tecnologias de Saúde para a Motricidade Orofacial. In: PERNAMBUCO, Leandro de Araújo et al. Atualidades em Motricidade Orofacial. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. Cap. 2. p. 13- 27.
YUN, YEO JOON;; NA, YONG JAE; HAN, Seung Hoon. Swallowing apraxia in a patient with recurrent ischemic strokes. Medicine, [s.l.], v. 98, n. 39, p.17-56, set. 2019.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com