Apraxia da fala e importância da intervenção multidisciplinar na introdução alimentar infantil

  • Autor
  • Brenna Geovania Izaura Santos Barroso
  • Co-autores
  • Joyce de Jesus Oliveira , Talila Soares de Figueiredo , Magna Galvão Peixoto
  • Resumo
  • Introdução: A apraxia da fala é um distúrbio oral de origem neuromotora que dificulta a programação dos músculos que agem nos movimentos articulares responsáveis pelos fonemas verbais, incapacitando o indivíduo a produzir sons, sílabas e palavras. Devido à ausência de certas habilidades motora oral, crianças apráxicas possuem dificuldades na mastigação o que pode torná-las seletivas quanto à alimentação e resistentes a novas experiências alimentares, comprometendo seu estado nutricional. Objetivo: Compreender as dificuldades no processo de introdução alimentar de crianças apráxicas e quais as condutas da equipe multidisciplinar quanto a esse processo. Método: Trata-se de um estudo com coleta de dados realizada a partir de fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico de livros e artigos, nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca virtual em Saúde (BVS), MEDLINE/PubMed e Google Acadêmico. Foram utilizados para busca dos artigos os seguintes descritores e suas combinações na língua portuguesa e inglesa: Apraxia, alimentação, trabalho multidisciplinar, child nutrition e interdisciplinar communication. Os critérios de inclusão definidos foram: artigos publicados em português e inglês, que retratassem a temática referente à revisão, já os de exclusão foram: artigos em outras línguas e que não tivesse ao menos um dos descritores. Resultado: Foram utilizados 8 artigos para a construção. Os estudos pesquisados ressaltou que a seletividade alimentar é descrita pela recusa alimentar, falta de interesse pelo alimento e diminuição do apetite, sendo esta uma característica comum em crianças, visto que em crianças apráxicas essa característica torna-se mais evidente, o que pode ocasionar um déficit nutricional, no entanto quando há intervenção multiprofissional precoce pode haver a minimização da carência nutricional o que faz com que a criança se desenvolva de maneira saudável e adequada. Conclusão: Diante disso, é de suma importância a conduta nutricional junto ao tratamento multidisciplinar envolvendo o pedriatra, a fonoaudiólogo, o nutricionista e o terapeuta ocupacional, para a terapia em crianças apráxicas, contribuindo de forma positiva na promoção de saúde e diminuição de déficits e riscos nutricionais.

     

    Referências: 

    CATRINI, M.; LIER-DEVITTO, M. F. Apraxia de fala e atraso de linguagem: a complexidade do diagnóstico e tratamento em quadros sintomáticos de crianças. CoDAS, São Paulo, v. 31, n. 5, 2019.

    NIESSEN, E.; FINK, G. R.; WEISS, P. H. Apraxia, pantomime and the parietal cortex. Neuroimage Clin, v. 5, n. 5, p. 42-52, jun. 2014.

    ORTIZ, K. Z. Apraxia de Fala. In: ORTIZ, K. Z.. Distúrbios Neurológicos Adiquiridos: Fala e Deglutição. 2. ed. São Paulo: Manole, 2010. Cap. 2. p. 21-37.

    PASTANA, S. G.; COSTA, S. M.; CHIAPPETTA, A. L. M. L.. Análise da mastigação em indivíduos que apresentam mordida cruzada unilateral na faixa-etária de 7 a 12 anos. Revista Cefac, São Paulo, v. 9, n. 3, p.351-357, set. 2007.

    SAMPAIO, ANA BEATRIZ DE MELLO et al. Seletividade alimentar: uma abordagem nutricional. Seletividade Alimentar, J Bras Psiquiatr, v. 62, ed. 2, p. 164-170, 18 maio 2013.

    SAÚDE, Ministério da. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 74 p.

    SILVA, H. J.; CUNHA, D. A.; PERNAMBUCO, L. A.. Contribuições das Tecnologias de Saúde para a Motricidade Orofacial. In: PERNAMBUCO, Leandro de Araújo et al. Atualidades em Motricidade Orofacial. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. Cap. 2. p. 13- 27.

    YUN, YEO JOON;; NA, YONG JAE; HAN, Seung Hoon. Swallowing apraxia in a patient with recurrent ischemic strokes. Medicine, [s.l.], v. 98, n. 39, p.17-56, set. 2019.

     

     

  • Palavras-chave
  • Apraxia da fala, alimentação, tratamento multiprofissional
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Temas Livres
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com