Benefícios do tratamento interdisciplinar da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Uma Revisão Sistemática.

  • Autor
  • Beatriz Ferreira Dos Santos
  • Co-autores
  • Larissa Dos Santos Menezes , Genef Caroline Andrade Ribeiro
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento, podendo causar alterações na interação social, cognição e linguagem, apresentando diferentes comprometimentos. A fonoaudiologia e a terapia ocupacional possuem papéis importantes no tratamento, com intervenções voltadas para a comunicação, linguagem, habilidades cognitivas, sensoriais, motoras e sociais. OBJETIVO: Identificar os benefícios do tratamento interdisciplinar da Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional em crianças com TEA. MÉTODOS: Esse estudo trata-se de uma revisão sistemática e a busca foi realizada em maio e junho de 2020, em cinco bases de dados eletrônicas (PubMed, Lilacs, Scielo, Cochrane e Google Acadêmico). Foram considerados elegíveis estudos observacionais, que enfatizam os benefícios do tratamento fonoaudiológico e da terapia ocupacional em crianças com TEA. Os critérios de exclusão foram: Estudos fora do objetivo, que trataram apenas de um tipo de terapia, que não são disponibilizados gratuitamente; revisões, comunicações breves, editoriais, relatos de casos, monografias, resumos de congressos, livros/capítulo, material didático e relatórios; teses e dissertações; estudos com alto risco de viés e baixa qualidade metodológica e estudos que não são disponibilizados gratuitamente. RESULTADOS: Durante a primeira fase da seleção dos estudos, foram encontrados 4.413 registros. Após a remoção dos registros duplicados, 2.298 prosseguiram para a análise, destes, três estudos foram incluídos nesta revisão. Os estudos foram publicados nos anos de 2010, 2014 e 2018 e foram realizados no Canadá, Índia e Paquistão. Os principais benefícios encontrados no tratamento interdisciplinar da fonoaudiologia e da terapia ocupacional em crianças com TEA consistem na evolução do processo comunicativo, tanto na expressão, quanto na compreensão, melhora das habilidades auditivas, além de avanços nas habilidades funcionais, sensoriais e cognitivas, no desempenho ocupacional e nos comportamentos estereotipados. CONCLUSÃO: As evidências desta revisão sistemática sugerem que o tratamento interdisciplinar, da fonoaudiologia e terapia ocupacional no TEA proporcionam vários benefícios para o paciente, principalmente relacionados às habilidades comunicativas, cognitivas, motoras e sensoriais.

    Palavras-chave: Fonoaudiologia. Terapia Ocupacional. Transtorno do Espectro Autista. Reabilitação. 

    REFERÊNCIAS

    AKHTER, M. ASHRAF, M. ALI, A. Integration of therapies in autistic children; a survey based in Karachi, Pakistan. J Pak Med Assoc, Paquistão, v. 68, n.10, p.1508-12, 2018.

    MUKHERJEE, S. et al. Avaliação da eficácia da intervenção integrada em crianças autistas. Indian J Pediatr., v. 81, n.4, p.339-345, 2014.

    SMITH, I. et al.  Effectiveness of a novel community-based early intervention model for children with autistic spectrum disorder. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, Canadá, v. 115, n. 6, p. 504–523, Nov. 2010.

  • Palavras-chave
  • Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista, Reabilitação.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Àrea da Saúde e afins
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com