Introdução: A prática de Integração Ensino – Serviço em Terapia Ocupacional compõe a subunidade curricular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe, o que permite a inserção dos discentes nos diferentes cenários e níveis de atenção aos indivíduos, como os contextos sociais. Sendo assim, os discentes são levados a problematizar a realidade na qual os indivíduos estão inseridos e em como isso afeta o seu desempenho ocupacional. Para as ações em terapia ocupacional social faz-se necessário o conhecimento da realidade da população que se acompanha, das suas necessidades e das maneiras com que essa população visualiza o mundo ao seu redor, o seu cotidiano (LOPES in MALFITANO E BIANCHI, 2006). Objetivo: Descrever a importância da terapia ocupacional nos contextos sociais na formação terapeutas ocupacionais. Metodologia: A prática foi realizada no município de Lagarto/SE, mais especificamente no bairro Jardim Campo Novo, às segundas feiras no turno da manhã e tarde, totalizando 6 encontros, cada um em torno de 40 minutos, todos mediados por um docente responsável. As visitas ao local foram compostas por uma observação do território e posteriormente na criação de vínculo com os moradores do bairro, precisamente às crianças, sendo nossos encontros voltados à compreensão da realidade das mesmas e para intervenção realizada no final do processo. Resultados: Por meio da ação em campo, foi notório o desenvolvimento de um olhar mais abrangente dos discentes em relação aos sujeitos e nas relações que estes estabelecem entre si e o seu território e em como tudo isso impacta diretamente na execução de suas ocupações e seus papéis ocupacionais. Nesse sentido, a vulnerabilidade social seria um indicador da exposição de um sujeito ou grupo a situações caracterizadas como riscos, em que estes estariam fora do padrão de proteção social. Por conseguinte, as aulas realizadas na universidade foram essenciais para a teorização e entendimento da construção do conhecimento teórico e prático, auxiliando na execução da intervenção final. Conclusão: Todos os encontros foram primordiais para uma reflexão e desenvolvimento de um olhar crítico por parte dos discentes enquanto futuros terapeutas ocupacionais. Ademais, a excepcionalidade de práticas em campo promove a aquisição de habilidades diferenciadas, as quais não se aprende na clínica. Enquanto à população, a prática terapêutica ocupacional promove a capacidade protetiva das famílias, fortalece as relações de interdependência, os vínculos familiares, as trocas sociais e os vínculos entre as famílias e comunidade.
Palavras-chave: terapia ocupacional, contextos sociais, participação social.
Referências:
CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a ‘’desfiliação’’. Salvador. 1997.
MALFITANO, A. P. S., BIANCHI, P. C. Terapia ocupacional e atuação em contextos de vulnerabilidade social: distinções e proximidades entre a área social e o campo de atenção básica em saúde. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 21, n. 3, p. 563-574, 2013.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com