Introdução: O público jovem é mais suscetível ao comportamento sexual de risco e aquisição de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A entrada em um curso de graduação, muita das vezes, torna-se um fator de risco e vulnerabilidade, pois a mudança de contexto social/comportamental pode não ser adaptada com responsabilidade. Neste sentido, fornecer meios de informação adequada ao público é um importante instrumento de promoção de saúde no território universitário pra os universitários. Objetivo: Relatar a importância de práticas educativas sobre IST em universitários da saúde de um campus composto por metodologias ativas de ensino/aprendizagem. Método: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, membros do Projeto de Extensão Contra Infecções Sexualmente Adquiridas (PrECISA), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto. São realizadas oficinas, discursões de artigos científicos e construção de material lúdico/didático sobre a temática do projeto, na qual os acadêmicos precisam fazer uma apresentação sobre métodos de prevenção e fisiopatologia e as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que acometem o público juvenil, utilizando princípios da educação em saúde. Resultado: (1) interação entre discentes de diferentes cursos da área da saúde; (2) Fomento de habilidades cognitivas e reflexivas; (3) Construção de recurso lúdico/educativo; (4) Quebra de paradigmas sobre a temática e (5) Construção de artigos acadêmicos. Conclusão: O Projeto de Extensão Contra Infecções Sexualmente Adquiridas (PrECISA), por meio de sua metodologia reverbera conhecimento científico de qualidade que é de suma importância para o universitário da saúde, pois entende-se que através de práticas educativas é possível adquirir responsabilidade sobre comportamento sexual e seus riscos para a saúde. Vale destacar que por serem universitários da área da saúde possuem papel de agentes multiplicadores e conscientes de informação no âmbito de suas futuras profissões.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Adolescentes, Saúde.
Referências:
SALES, Willian Barbosa et al. Comportamento sexual de risco e conhecimento sobre IST/SIDA em universitários da saúde. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v.IV, n.10, p.19-27, set. 2016.
NEVES, Rosália Garcia et al. Simultaneidade de comportamentos de risco para infecções sexualmente transmissíveis em adolescentes brasileiros, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 3, p. 443-454, set. 2017.
RAMIRO, Lúcia et al. Educação sexual, conhecimentos, crenças, atitudes e comportamentos nos adolescentes. Rev. Port. Sau. Pub., Lisboa , v. 29, n. 1, p. 11-21, jan. 2011.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com