Introdução: Deficiência é definida como a perda ou anormalidade de determinada estrutura e/ou função, que influencia na capacidade para realização de atividades, como as de vida diária; quando associada a barreiras atitudinais e ambientais, a deficiência pode influenciar diretamente na autonomia do indivíduo. Em Sergipe, cerca de 25,09% da população apresenta algum tipo de deficiência e o conhecimento sobre as dificuldades vivenciadas na realização de atividades de vida diária é fundamental para assistência integral. No cuidado individual em saúde bucal, por exemplo, salienta-se que pessoas com deficiência apresentam maior tendência em apresentar cárie ou doença periodontal. Objetivo: Avaliar a condição de saúde bucal de indivíduos com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em município do interior de Sergipe. Método: Trata-se de estudo descritivo-exploratório, de corte transversal, quantitativo, realizado com 34 indivíduos com deficiência matriculados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, em 2016. Inicialmente, realizou-se a aplicação de questionário semiestruturado sobre cuidados orais individuais, com posterior exame clínico intrabucal utilizando os índices de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D), Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S) e avaliação de traumatismo dentário visível em dentes anteriores. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe, parecer n°1.939.425. A análise estatística foi realizada no Statistical Package for the Social Sciences, versão 13, utilizando os testes de qui-quadrado e t de student. Resultados: Entre os participantes, observou-se que a maioria dos indivíduos com deficiência não realizavam visitas frequentes ao cirurgião-dentista e não apresentavam o hábito de usar o fio dental durante a higienização bucal. O serviço odontológico mais utilizado era o ofertado pelo Sistema Único de Saúde. O CPO-D médio encontrado foi de 15,08, o que é considerado muito alto, sem diferenças significativas de acordo com a idade. O IHO-S médio foi de 3,4, considerado um nível péssimo de higiene bucal, sem diferenças significativas de acordo com o gênero. A prevalência de traumatismo dental encontrada foi baixa. Conclusão: Evidenciou-se a necessidade do incentivo, ensino de técnicas de higienização e da importância da boa manutenção da saúde bucal junto aos pais, cuidadores e à própria instituição que realizavam o cuidado a indivíduos com deficiência, além da necessidade da implementação de políticas públicas e fomento a estudos voltados à atenção integral desses indivíduos.
Referências
ABREU, M. H. N. G.; CASTILHO, L. S.; RESENDE, V. L. S. Assistência Odontológica a indivíduos portadores de deficiências: o caso da Associação Mineira de Reabilitação e Escola Estadual “João Moreira Salles”. Arq Odontologia, Belo Horizonte, v. 37, n. 2, p.153-162, abr./jun. 2001.
AGUIAR, S. M. H. C. A. de; Cariologia Voltada a Pacientes com Necessidades Especiais.In: HADDAD, Ainda Sabbagh. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. São Paulo: Livraria Santos Editora Ltda. 2007.
BRASIL. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Braslia, 26 de agosto de 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010 – Projeto SSB Brasil. Brasília: Editora MS, 2012.
GIOVANI, E. M; MARTINS, R, B; MERLIN, R. A. Avaliação sobre a atenção com a saúde bucal de pacientes com necessidades especiais. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. São Paulo, v. 31, n. 4, p. 360-67, jun./ago. 2013.
MORAES, S. N. S.; ARSENIAN, M. B.; TUCCI, R. Avaliação clínica e utilização do índice CPO-D/“ceo-d” em crianças da Escola Municipal José Carlos Porto-Paraty/RJ. Health Sciences Institute, vol. 32, n. 3, p. 235-40, 2014.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com