A urgente necessidade de EPIS ao longo da pandemia de covid-19: repercussões na assistência da equipe de saúde

  • Autor
  • Brena Patrícia Silva do Carmo (discente do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho)
  • Co-autores
  • Matheus Santos Melo (professor substituto do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho; mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe)
  • Resumo
  • Introdução: Nas instituições de saúde a disseminação do SARS-CoV-2 é rápida e generalizada entre os profissionais. Tendo em vista a alta exposição ocupacional, os profissionais de saúde devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e acessíveis. Porém, os sistemas de saúde passam por grande pressão, onde o profissional assistencial é inserido numa realidade complexa caracterizada pela falta desses equipamentos. Objetivo: discutir a repercussão da alta demanda de EPIs ao longo da pandemia de covid-19 no cenário ocupacional dos profissionais de saúde. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa norteada pela seguinte pergunta: quais aspectos sobre a crescente necessidade de uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde, no atual contexto pandêmico, a literatura tem explanado? A busca na literatura foi feita em julho de 2020 por meio das seguintes bases de dados: MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line), LILACS (Literature-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Banco de Dados em Enfermagem). Foram incluídos artigos escritos em inglês ou português, publicados em 2020, e em consonância com o objetivo desta pesquisa. Foram excluídos artigos de opinião, relatos de experiência, protocolos, diretrizes, editoriais e entrevistas. Resultados: foram selecionados 21 estudos, os quais foram analisados segundo o título, objetivos, método e a essência do conteúdo. Quanto ao delineamento metodológico, verificou-se que 8 (38%) referências realizaram estudos descritivos e exploratórios, 5 (23,8%) revisões da literatura, 5 (23,8%) estudos transversais e 3 (14,2%) desenvolveram estudos experimentais. Em relação a essência do conteúdo, 11 (52,3%) abordaram questões sobre a escassez e inadequação do uso de EPIS no atual contexto pandêmico, 6 (28,5%) associaram as condições de uso destes recursos a impactos no bem-estar físico e emocional dos profissionais de saúde e 4 (19%) relataram estratégias para a superação da escassez e alta demanda de EPIs. Conclusão: há fragilidade das instituições de saúde quanto a criação de estratégias a fim de dispor equipamentos de proteção individual em número e estado adequados, tal qual treinamento insuficiente acerca do seu uso pela equipe de saúde. Esta torna-se demasiadamente exposta ao SARS-CoV-2, sobrecarregada emocionalmente e suscetível a danos físicos relacionados ao design dos EPIS. Apesar dos esforços para o enfrentamento dessa realidade, é preciso medidas concretas para a superação desse déficit na segurança dos profissionais de saúde. 

     

    Palavras-chave: Infecções por Coronavirus; Equipamento de Proteção Individual; Pessoal de Saúde; Recursos em Saúde.

    Referências:

     

    AGALAR, C.; ENGIN, D. O. Protective measures for COVID-19 for healthcare providers and laboratory personnel. Turkish Journal of Medical Sciences, Turkey, v. 50, p. 578-584, 16 apr. 2020. DOI:10.3906/sag-2004-132. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32299205/. Acesso em: 16 jul. 2020.

    AGRAWAL, U.; KHANDELWAL D.; KALRA S.; DHINGRA A. Resource husbandry in challenging times. The Journal of the Pakistan Medical Association, Pakistan, n. 3, p. 25-29, 30 apr. 2020. DOI:10.5455 / jpma.28. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/32515372. Acesso em: 16 jul. 2020.

    ALMAGHRABI R. H.; ALFARADI H.; HEBSHI W. A. A.; ALBAADANI M. M. Healthcare workers experience in dealing with Coronavirus (COVID-19) pandemic. Saudi Medical Journal, Saudi Arabia, v. 41, n. 6, p. 657-660, 31 may. 2020. DOI: 10.15537/smj.2020.6.25101. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/32518935. Acesso em: 16 jul. 2020. 

    CHERSICH, Matthew F. et al. COVID-19 in Africa: care and protection for frontline healthcare workers. Globalization and Health, Ottawa, v. 16, n. 46, p. 2-6, 15 may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12992-020-00574-3. Disponível em: https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12992-020-00574-3#citeas. Acesso em: 16 jul. 2020.

    DELGADO, Diego et al. Personal Safety during the COVID-19 Pandemic: Realities and Perspectives of Healthcare Workers in Latin America. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 17, n. 8, p. 2798, 18 apr. 2020. DOI: 10.3390 / ijerph17082798. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32325718/. Acesso em: 17 jul. 2020.

    ERICKSON, Melissa M. et al. Helmet Modification to PEE With 3D Printing During the COVID-19 Pandemic at Duke University Medical Center: A Novel Technique. The Journal of Arthroplasty, United States, v. 35, p. 23-27, 18 apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arth.2020.04.035 0. Disponível em: https://www.arthroplastyjournal.org/article/S0883-5403(20)30422-8/pdf. Acesso em: 16 jul. 2020. 

     

    FELICE, C.; TANNA G. L. D.; ZANUS G.; GROSSI, U. Impact of COVID-19 Outbreak on Healthcare Workers in Italy: Results from a National E-Survey. Journal of Community Health, Netherlands, v. 45, n.4, p. 675–683, 22 may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10900-020-00845-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32440724/. Acesso em: 16 jul. 2020. 

     

    ASSADI Majid et al. Key elements of preparedness for pandemic coronavirus disease 2019 (COVID-19) in nuclear medicine units. European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imagin, Berlin, v. 47, n. 8, p. 1779–1786, 21 apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s00259-020-04780-4. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7171056/. Acesso em: 16 jul. 2020. 

  • Palavras-chave
  • Infecções por Coronavirus; Equipamento de Proteção Individual; Pessoal de Saúde; Recursos em Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Àrea da Saúde e afins
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com