Introdução: Nas instituições de saúde a disseminação do SARS-CoV-2 é rápida e generalizada entre os profissionais. Tendo em vista a alta exposição ocupacional, os profissionais de saúde devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e acessíveis. Porém, os sistemas de saúde passam por grande pressão, onde o profissional assistencial é inserido numa realidade complexa caracterizada pela falta desses equipamentos. Objetivo: discutir a repercussão da alta demanda de EPIs ao longo da pandemia de covid-19 no cenário ocupacional dos profissionais de saúde. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa norteada pela seguinte pergunta: quais aspectos sobre a crescente necessidade de uso dos equipamentos de proteção individual pelos profissionais de saúde, no atual contexto pandêmico, a literatura tem explanado? A busca na literatura foi feita em julho de 2020 por meio das seguintes bases de dados: MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line), LILACS (Literature-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e BDENF (Banco de Dados em Enfermagem). Foram incluídos artigos escritos em inglês ou português, publicados em 2020, e em consonância com o objetivo desta pesquisa. Foram excluídos artigos de opinião, relatos de experiência, protocolos, diretrizes, editoriais e entrevistas. Resultados: foram selecionados 21 estudos, os quais foram analisados segundo o título, objetivos, método e a essência do conteúdo. Quanto ao delineamento metodológico, verificou-se que 8 (38%) referências realizaram estudos descritivos e exploratórios, 5 (23,8%) revisões da literatura, 5 (23,8%) estudos transversais e 3 (14,2%) desenvolveram estudos experimentais. Em relação a essência do conteúdo, 11 (52,3%) abordaram questões sobre a escassez e inadequação do uso de EPIS no atual contexto pandêmico, 6 (28,5%) associaram as condições de uso destes recursos a impactos no bem-estar físico e emocional dos profissionais de saúde e 4 (19%) relataram estratégias para a superação da escassez e alta demanda de EPIs. Conclusão: há fragilidade das instituições de saúde quanto a criação de estratégias a fim de dispor equipamentos de proteção individual em número e estado adequados, tal qual treinamento insuficiente acerca do seu uso pela equipe de saúde. Esta torna-se demasiadamente exposta ao SARS-CoV-2, sobrecarregada emocionalmente e suscetível a danos físicos relacionados ao design dos EPIS. Apesar dos esforços para o enfrentamento dessa realidade, é preciso medidas concretas para a superação desse déficit na segurança dos profissionais de saúde.
Palavras-chave: Infecções por Coronavirus; Equipamento de Proteção Individual; Pessoal de Saúde; Recursos em Saúde.
Referências:
AGALAR, C.; ENGIN, D. O. Protective measures for COVID-19 for healthcare providers and laboratory personnel. Turkish Journal of Medical Sciences, Turkey, v. 50, p. 578-584, 16 apr. 2020. DOI:10.3906/sag-2004-132. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32299205/. Acesso em: 16 jul. 2020.
AGRAWAL, U.; KHANDELWAL D.; KALRA S.; DHINGRA A. Resource husbandry in challenging times. The Journal of the Pakistan Medical Association, Pakistan, n. 3, p. 25-29, 30 apr. 2020. DOI:10.5455 / jpma.28. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/32515372. Acesso em: 16 jul. 2020.
ALMAGHRABI R. H.; ALFARADI H.; HEBSHI W. A. A.; ALBAADANI M. M. Healthcare workers experience in dealing with Coronavirus (COVID-19) pandemic. Saudi Medical Journal, Saudi Arabia, v. 41, n. 6, p. 657-660, 31 may. 2020. DOI: 10.15537/smj.2020.6.25101. Disponível em: https://europepmc.org/article/med/32518935. Acesso em: 16 jul. 2020.
CHERSICH, Matthew F. et al. COVID-19 in Africa: care and protection for frontline healthcare workers. Globalization and Health, Ottawa, v. 16, n. 46, p. 2-6, 15 may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1186/s12992-020-00574-3. Disponível em: https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12992-020-00574-3#citeas. Acesso em: 16 jul. 2020.
DELGADO, Diego et al. Personal Safety during the COVID-19 Pandemic: Realities and Perspectives of Healthcare Workers in Latin America. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 17, n. 8, p. 2798, 18 apr. 2020. DOI: 10.3390 / ijerph17082798. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32325718/. Acesso em: 17 jul. 2020.
ERICKSON, Melissa M. et al. Helmet Modification to PEE With 3D Printing During the COVID-19 Pandemic at Duke University Medical Center: A Novel Technique. The Journal of Arthroplasty, United States, v. 35, p. 23-27, 18 apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arth.2020.04.035 0. Disponível em: https://www.arthroplastyjournal.org/article/S0883-5403(20)30422-8/pdf. Acesso em: 16 jul. 2020.
FELICE, C.; TANNA G. L. D.; ZANUS G.; GROSSI, U. Impact of COVID-19 Outbreak on Healthcare Workers in Italy: Results from a National E-Survey. Journal of Community Health, Netherlands, v. 45, n.4, p. 675–683, 22 may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10900-020-00845-5. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32440724/. Acesso em: 16 jul. 2020.
ASSADI Majid et al. Key elements of preparedness for pandemic coronavirus disease 2019 (COVID-19) in nuclear medicine units. European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imagin, Berlin, v. 47, n. 8, p. 1779–1786, 21 apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s00259-020-04780-4. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7171056/. Acesso em: 16 jul. 2020.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com