Implicações da Ansiedade em Acadêmicos Frente à Pandemia do COVID-19: Uma Revisão de Literatura

  • Autor
  • Lucas Oliveira Chaves
  • Co-autores
  • Gabriela Macedo de Andrade , Katiúscia Santos , Danillo de Menezes Araújo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A COVID-19 causou grande impacto na grande maioria das pessoas em todo o mundo, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia. Os acadêmicos universitários foram diretamente afetados com o fechamento das universidades e a implementação do isolamento e quarentena. A ansiedade experimentada durante a crise do COVID-19, pode ser explicada pelo aumento do medo, incertezas, intensificação do fluxo de informações, preocupações, pressão psicológica e econômica, podendo ser necessário mais apoio social para lidar com os fatores de estresse adicionais. OBJETIVO: Analisar as Implicações da Ansiedade em Acadêmicos Frente à Pandemia do COVID-19. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão de literatura nas bases de dados BVS, Lilacs, Scielo, e PubMed, com os seguintes descritores pesquisados: “Ansiedade”, “Anxiety”; “Estudantes”, “Students”; “Pandemias”, “Pandemics”; “Infecções por Coronavirus”, “Coronavirus Infections” com o operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram artigos encontrados na língua portuguesa e inglesa, publicados no ano 2020.  Foram excluídos os artigos que tangenciavam do tema. RESULTADOS: Foram encontrados 12 artigos na BVS e 21 artigos no PUBMED, totalizando 23 estudos. Destes, foram excluídos 15 artigos que não se relacionavam com o foco da pesquisa, e selecionados 8 artigos para leitura completa e análise. O mundo foi dominado pela rápida escalada de eventos, aumento exponencial do número de casos e taxa de mortalidade do COVID-19. O medo e a ansiedade acompanham a pandemia causando efeitos devastadores. Um nível mais alto de ansiedade foi encontrado com mais frequência entre os participantes que consideraram a doença mais perigosa e as que possuem a renda mensal familiar menor. Em contrapartida, possui como fator de proteção aqueles que estão próximos a seus familiares e estão em áreas urbanas. Isso pode ser explicado pelas melhores chances de sobrevivência ao vírus. Além disso, há a preocupação com os atrasos acadêmicos, e da quebra do cotidiano. As universidades foram fechadas, adiando as aulas ou usando métodos de aprendizado à distância/remoto. Essas medidas, sem dúvidas, tem um forte impacto na educação e no desempenho dos alunos. CONCLUSÃO: Os impactos da pandemia do COVID-19 não estão apenas relacionados a questões de saúde, mas também envolve questões sociais e psicológicas. Novos estudos são necessários devido a escassez, e podem ser conduzidos usando uma abordagem qualitativa para explorar fatores associados aos impactos psicológicos em estudantes universitários. Também é necessário um estudo longitudinal para examinar os impactos psicológicos e suas implicações na ansiedade dos estudantes durante todo o período de confinamento.

     

    REFERÊNCIAS

     

    DE OLIVEIRA ARAÚJO, Francisco Jonathan et al. Impact of Sars-Cov-2 And its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry Research, p. 112977, 2020.

    ELMER, Timon; MEPHAM, Kieran; STADTFELD, Christoph. Students under lockdown: Comparisons of students’ social networks and mental health before and during the COVID-19 crisis in Switzerland. PloS one, v. 15, n. 7, p.e0236337, 2020.

    HUCKINS, Jeremy F. et al. Mental health and behavior of college students during the early phases of the COVID-19 pandemic: Longitudinal smartphone and ecological momentary assessment study. Journal of medical Internet research, v. 22, n. 6, p. e20185, 2020.

    LI, Hong Yan et al. The Psychological Impacts of a COVID-19 Outbreak on College Students in China: A Longitudinal Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 11, p. 3933, 2020.

    SALLAM, Malik et al. Conspiracy beliefs are associated with lower knowledge and higher anxiety levels regarding COVID-19 among students at the University of Jordan. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 14, p. 4915, 2020.

    WENJUN, Cao et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. https://www. ncbi. nlm. nih. gov/pmc/articles/PMC7102633/pdf/main. pdf, 2020.

    XIAO, Huidi et al. Social Distancing among Medical Students during the 2019 Coronavirus Disease Pandemic in China: Disease Awareness, Anxiety Disorder, Depression, and Behavioral Activities. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 14, p. 5047, 2020.

    ZHANG, Yao et al. Mental Health Problems during the COVID-19 Pandemics and the Mitigation Effects of Exercise: A Longitudinal Study of College Students in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, v.17, n. 10, p. 3722, 2020.

     

  • Palavras-chave
  • Ansiedade, Estudantes, Pandemias, Infecções por Coronavirus
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Àrea da Saúde e afins
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com