Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, marcado pela tríada de sintomas de: desatenção, hiperatividade e impulsividade, acometem 5% das crianças em idade escolar em diferentes culturas. Tais alterações provocam comprometimento linguístico, social e psicomotor. A aquisição da linguagem oral é o principal meio de comunicação do indivíduo e, apresenta-se com forte influencia como mecanismo de socialização do sujeito. Objetivo: Realizar revisão de literatura sobre o TDAH e as alterações de no âmbito da linguagem Método: A pesquisa foi feita utilizando-se as seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo, Períodicos CAPES, Biblioteca virtual em Saúde, como estratégia de busca foram utilizados os seguintes descritores: desenvolvimento de linguagem, TDAH e fonoaudiologia. Considerou-se como critérios de inclusão na pesquisa artigos que foram publicados no período de 01/01/2010 a 03/08/2020 relacionados ao tema. Foram encontrados 8 artigos que tratam das alterações fonoaudiológicas em alguns parâmetros da linguagem. Resultado: Os anos de publicação dos artigos estudados são de 2011 a 2020 com 3 publicações nos anos de 2015 e 2 no ano de 2020 e as demais distribuídas uma em cada ano. Quanto à abordagem dos artigos estudados, sete artigos tratavam de temas específicos da linguagem podendo-se citar: restrição de vocabulário, compreensão verbal, aspectos fonológicos, percepção viso-motora e distúrbios de leitura e apenas um, traça o perfil comparativo do disléxico e o sujeito com TDAH. Apesar de abordarem questões fonoaudiológicas importantes, alguns artigos consideram as alterações de linguagem como secundários a tríade de sintomas do transtorno. Conclusão: Por tratar-se de um tema que vem crescendo no contexto de atuação da Fonoaudiologia e no campo multiprofissional é necessário que seja mais explorado e estudado, ainda há poucos estudos que evidenciam os aspectos fonoaudiológicos e mais especificamente aspectos da linguagem. Os artigos publicados até aqui não trazem um consenso sobre as alterações no cenário da linguagem, quais são as mais recorrentes e o perfil desses sujeitos evidencia-se, portanto, a necessidade de mais estudos sobre tal temática a fim de melhorar a atuação da Fonoaudiologia nessa área.
Referências:
ALBUQUERQUE, G.; et al. Processamento da Linguagem no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH). D.E.L.T.A. Rio de Janeiro., v.28, n.2. p. 245-280. 2012.
BARINI, N. S.; HAGE, S. R. V. Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. CoDAS. Baruru-SP. v.27, n.5. p. 446-451. 2015.
DINIZ, J. M.; CORREA, J.; MOUSINHO, R. Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAH. Rev. Psicopedagogia. Volta Redonda-RJ, v. 37, n. 112. p. 18-28. 2020.
GERMANO, G. D.; et al. Percepção viso-motora de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. CoDAS. Marília-SP, v.25, n.4. p. 337-341. 2013.
NASCIMENTO, N. M.; KÜMMER, A. M.; LEMOS, S. M.A.; Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura. CoDAS. Belo Horizonte-MG, v.26, n.6. p.833-842. 2016.
OKUDA, P. M. M.; et al. Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. J Soc Bras Fonoaudiol. Marília-SP. v. 23, n. 4. p. 351-357. 2011.
OSHIMA, M.; PARRA, C. R. Alterações de Linguagem oral na criança com TDAH e suas implicações sociais. Psicologia O portal dos psicólogos. Dracena-SP. p.1-9. Mar. 2015.
ZENARO, M. P. et al. Estrutura e coerência da narrativa oral de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. CoDAS. Marília-SP, v.31, n. 6. p. 1-8. Abr, 2019.
NASCIMENTO, N. M.; KÜMMER, A. M.; LEMOS, S. M.A.; Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura. CoDAS. Belo Horizonte-MG, v.26, n.6. p.833-842.2016.
A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.
Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.
Boa leitura!
REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES
A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.
NORMAS GERAIS:
O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.
Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.
Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.
Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.
Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.
Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.
DA ESTRUTURA DO TRABALHO:
O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.
Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.
Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).
O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.
DO ACEITE PARA SELEÇÃO
Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos
a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;
b) Série de casos;
c) Estudo transversal (ou seccional);
d) Estudo de caso-controle;
e) Estudo de coorte;
f) Estudo randomizado;
g) Estudo ecológico;
h) Revisão sistemática e metanálise;
i) Revisão bibliográfica
Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:
C01 Fonoaudiologia
C02 Nutrição
C03 Fisioterapia
C04 Terapia Ocupacional
C05 Odontologia
C06 Enfermagem
C07 Medicina
C08 Serviço Social
C09 Psicologia
C10 Farmácia
C11 Educação Física
C12 Outros
APRESENTAÇÃO
As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com
O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"
O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.
Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.
Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.
Comissão Ciêntífica do II COSEMULT
II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde
Comissão Organizadora:
Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Comissão Científica
Alan de Souza Araujo
Aline Fagundes Martins
Andreza Gonçalves Vieira Amaro
Byanka Porto Fraga
Clara Cecília Ribeiro de Sá
Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)
Daniela Trindade de Sousa
Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Fátima Cristina Alves de Araujo
Flávia de Jesus Neiva Sampaio
Gláucia Pereira Braga
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jéssika de Oliveira Andrade
José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)
Lana do Nascimento Gouveia
Luciene Belfort Santos
Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Neila Cabral de Souza Cavalcante
Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)
Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)
Vanessa Castro Silva
cosemult@gmail.com