Revisão de Literatura sobre o TDAH e alterações fonoaudiologias no âmbito da linguagem

  • Autor
  • Ueslane dos Santos da Silva
  • Co-autores
  • Fabiana Cristina Carlino
  • Resumo
  •  

     

    Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento, marcado pela tríada de sintomas de: desatenção, hiperatividade e impulsividade, acometem 5% das crianças em idade escolar em diferentes culturas. Tais alterações provocam comprometimento linguístico, social e psicomotor. A aquisição da linguagem oral é o principal meio de comunicação do indivíduo e, apresenta-se com forte influencia como mecanismo de socialização do sujeito. Objetivo: Realizar revisão de literatura sobre o TDAH e as alterações de no âmbito da linguagem Método: A pesquisa foi feita utilizando-se as seguintes bases de dados: Lilacs, Scielo, Períodicos CAPES, Biblioteca virtual em Saúde, como estratégia de busca foram utilizados os seguintes descritores: desenvolvimento de linguagem, TDAH e fonoaudiologia. Considerou-se como critérios de inclusão na pesquisa artigos que foram publicados no período de 01/01/2010 a 03/08/2020 relacionados ao tema. Foram encontrados 8 artigos que tratam das alterações fonoaudiológicas em alguns parâmetros da linguagem. Resultado: Os anos de publicação dos artigos estudados são de 2011 a 2020 com 3 publicações nos anos de 2015 e 2 no ano de 2020 e as demais distribuídas uma em cada ano. Quanto à abordagem dos artigos estudados, sete artigos tratavam de temas específicos da linguagem podendo-se citar: restrição de vocabulário,  compreensão verbal, aspectos fonológicos, percepção viso-motora e distúrbios de leitura e apenas um, traça o perfil comparativo do disléxico e o sujeito com TDAH. Apesar de abordarem questões fonoaudiológicas importantes, alguns artigos consideram as alterações de linguagem como secundários a tríade de sintomas do transtorno. Conclusão: Por tratar-se de um tema que vem crescendo no contexto de atuação da Fonoaudiologia e no campo multiprofissional é necessário que seja mais explorado e estudado, ainda há poucos estudos que evidenciam os aspectos fonoaudiológicos e mais especificamente aspectos da linguagem. Os artigos publicados até aqui não trazem um consenso sobre as alterações no cenário da linguagem, quais são as mais recorrentes e o perfil desses sujeitos evidencia-se, portanto, a necessidade de mais estudos sobre tal temática a fim de  melhorar a atuação da Fonoaudiologia nessa área.

    Referências:

    ALBUQUERQUE, G.; et al. Processamento da Linguagem no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH). D.E.L.T.A. Rio de Janeiro., v.28, n.2. p. 245-280. 2012.

    BARINI, N. S.; HAGE, S. R. V. Vocabulário e compreensão verbal de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. CoDAS.  Baruru-SP. v.27, n.5. p. 446-451. 2015.

    DINIZ, J. M.; CORREA, J.; MOUSINHO, R. Perfil cognitivo de crianças com dislexia e de crianças com TDAH. Rev. Psicopedagogia. Volta Redonda-RJ, v. 37, n. 112. p. 18-28. 2020.

    GERMANO, G. D.; et al. Percepção viso-motora de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.  CoDAS. Marília-SP, v.25, n.4. p. 337-341. 2013.

    NASCIMENTO, N. M.;  KÜMMER, A. M.; LEMOS, S. M.A.; Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura. CoDAS. Belo Horizonte-MG, v.26, n.6. p.833-842. 2016.

    OKUDA, P. M. M.; et al. Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. J Soc Bras Fonoaudiol. Marília-SP. v. 23, n. 4. p. 351-357. 2011.

    OSHIMA, M.; PARRA, C. R. Alterações de Linguagem oral na criança com TDAH e suas implicações sociais. Psicologia O portal dos psicólogos. Dracena-SP. p.1-9. Mar. 2015.

    ZENARO, M. P. et al. Estrutura e coerência da narrativa oral de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. CoDAS. Marília-SP, v.31, n. 6. p. 1-8. Abr, 2019.

    NASCIMENTO, N. M.;  KÜMMER, A. M.; LEMOS, S. M.A.; Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura. CoDAS. Belo Horizonte-MG, v.26, n.6. p.833-842.2016. 

     

  • Palavras-chave
  • desenvolvimento de linguagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e fonoaudiologia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Àrea da Saúde e afins
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A comissão organizadora do II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde (II COSEMULT), torna público os resumos dos trabalhos apresentados durante o Congresso.

 Este evento proporcionou a interação da comunidade, pesquisadores, professores e acadêmicos e demais profissionais atuantes na área da saúde multiprofissional, representando um meio dedivulgação da produção técnico-científica de diferentes especialidadese áreas afins da saúde.
Concentrou discussões relativas ao processo de saúde/doença, funcionalidade e bem-estar de diversas condições clínicas que acometem o indivíduo buscando encontrar alternativas de aprimoramento no tratamento e manutenção da integração da saúde, bem como associar o conhecimento acadêmico que tange à tríade da universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Sendo assim, II Congresso Sergipano Multidisciplinar: Abordagens em Saúde foi um encontro que possibilitou aos participantes o conhecimento  de metodologias, inovações e actualizações da equipe multiprofissional em cuidados em Saúde.

 

Boa leitura!

 

REGULAMENTO DE TEMAS LIVRES

A comissão científica do II Congresso Sergipano multidisciplinar (COSEMULT) torna pública as normas para elaboração e submissão de trabalhos, e convida a todos os indivíduos envolvidos com a formação e desenvolvimento da área da saúde de todos os cursos a enviarem e compartilharem seus trabalhos científicos. O COSEMULT no estado de Sergipe ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2020, na modalidade online traves da Plataforma ZOOM.

NORMAS GERAIS:

  • O autor/orientador que enviar o trabalho será o apresentador do mesmo e terá que estar obrigatoriamente inscrito no congresso.

  • Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 5 (cinco) minutos e 3 (três) para retroalimentação dos avaliadores. Não há limite para a participação de qualquer componente como coautor em outros trabalhos.

  • Os resumos deverão ser submetidos no site do evento até ás 23h:59min (vinte três, cinquenta e nove) do dia 15 de agosto de 2020. No site do evento: https://doity.com.br/ii-congresso-sergipano-multidisciplinar-abordagens-em-saude-ii-cosemult.

  • Os resumos de trabalhos serão apresentados na modalidade oral e devem ser originais, contendo: Introdução, Objetivos; Método, Resultados/Discussão, e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências. Podem conter figuras ou gráficos.

  • Cada trabalho, além do autor principal, poderá ter, no máximo, 04(quatro) coautores, incluindo o orientador (para efeito de emissão de certificados). *Será emitido apenas um certificado por trabalho, contendo o nome do apresentador em destaque e o(s) nome(s) de coautor(es) e orientador(es) no texto do certificado.

Os 10 (dez) melhores trabalhos serão premiados. Não poderão concorrer a premiação trabalhos com delineamento de revisão bibliográfica.

DA ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • O título deve ser breve e informativo, com a primeira letra escrita em letras maiúsculas na primeira linha, sem recuo. Deverá ser indicada a categoria do(s) autor(es): profissional ou acadêmico e a titulação dos mesmos.

  • Fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 3,0 cm, alinhamento justificado e espaçamento simples.

  • Os resumos deverão conter, no mínimo, 350 e no máximo 400 palavras (exceto titulo, autores e instituição).

  • O resumo deve ser estruturado pelas seguintes seções: Introdução; Objetivos; Métodos; Resultados e Conclusão, Palavras-chave (de 3 a 5 palavras-chave)e bibliografia/ referências.


DO ACEITE PARA SELEÇÃO

Serão aceitos resumos de pesquisas com os seguintes delineamentos

a) Relato de experiência, Relato de caso ou estudo de caso;

b) Série de casos;

c) Estudo transversal (ou seccional);

d) Estudo de caso-controle;

e) Estudo de coorte;

f) Estudo randomizado;

g) Estudo ecológico;

h) Revisão sistemática e metanálise;

i) Revisão bibliográfica

 

Os trabalhos serão aceitos segundo as seguintes categorias:

C01 Fonoaudiologia

C02 Nutrição

C03 Fisioterapia

C04 Terapia Ocupacional

C05 Odontologia

C06 Enfermagem

C07 Medicina

C08 Serviço Social

C09 Psicologia

C10 Farmácia

C11 Educação Física

C12 Outros

APRESENTAÇÃO

  • As apresentações dos trabalhos serão feitas através de vídeos gravados pelos autores e expostos em um corredor virtual durante o evento. Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.

  • Todos os autores devem enviar suas gravações até o dia 19/09/2020 pelo e-mail cosemult@gmail.com

  • O modelo do slide que deverá ser utilizado está disponível aqui no site, logo abaixo destas insformações em "BAIXAR TEMPLATE"

  • O link de acesso ao corredor virtual será disponibilizado no primeiro dia do congresso, para que todos os trabalhos possam ser visualizados pelos congressistas e avaliadores até o final da manhã dia 26/09/2020.

  • Os 10 (dez) melhores trabalhos receberão menção honrosa e serão divulgados no dia 26/09/2020.

  • Os 3 (três) melhores trabalhos terão a oportunidade de apresentar os mesmos ao fim das mesas redondas no dia 26/09/2020.

Comissão Ciêntífica do II COSEMULT

  • Temas Livres
  • Àrea da Saúde e afins

II Congresso Sergipano Multidisciplinar em Saúde

Comissão Organizadora:

Anne Aurielly de Almeida Silva (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Bruna Ellen Sales Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Glaucimária Santana Santos   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Isabela Santos Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Jessy Mirnia Teixeira de Almeida (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
José Fontes Júnior   (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Emília Dantas Alves  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Maria Franciele Santana dos Reis  (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)
Rayanne Santos Santana    (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Willamis Tenório Ramos (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Dra. Patrícia Silva Tofani (Docente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Comissão Científica

Alan de Souza Araujo

Aline Fagundes Martins

Andreza Gonçalves Vieira Amaro

Byanka Porto Fraga

Clara Cecília Ribeiro de Sá

Daniela Raguer Valadão de Souza (Docente – Educação em Saúde/UFS- LAG)

Daniela Trindade de Sousa

Deison Soares de Lima (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Fátima Cristina Alves de Araujo

Flávia de Jesus Neiva Sampaio

Gláucia Pereira Braga

Ially Fraga Batista Andrade (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Jéssika de Oliveira Andrade

José Fontes Júnior (Discente – Fisioterapia/UFS-LAG)

Lana do Nascimento Gouveia

Luciene Belfort Santos

Maria Emília Dantas Alves (Discente –Fisioterapia/UFS-LAG)

Neila Cabral de Souza Cavalcante

Priscila Lima dos Santos (Docente– Educação em Saúde/UFS-LAG)

Telma Cristina Fontes Cerqueira (Docente – Fisioterapia/UFS)

Vanessa Castro Silva

cosemult@gmail.com