COMO TRANSFORMAR DESAFIOS DA GERAÇÃO Z EM OPORTUNIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR EM REDENÇÃO-PA
Carlos Mateus Araujo Leal (coautor)
Evely Pereira Nunardo (coautora)
Fernanda Barboza de Melo (autora)
Kaio Felipe da Silva Souza (coautor)
Nayjla Milena da Costa Lopes (coautora)
Raymara Martins de Sousa Carvalho (coautora)
Shara da Silva Cavalcante (coautora)
Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR
Curso De Bacharelado em Administração
Projeto Dirigido de Aprendizagem VI
Introdução – A dificuldade da integração da geração Z constituída por jovens nascidos entre 1995 e 2010, é a primeira a ter contato com o meio digital desde que nasceu. Essa geração é considerada pessimista (Robert Half, 2018). Tal temática se aplica, principalmente, ao contexto escolar, já que muitos jovens da geração Z são considerados um verdadeiro desafio no processo ensino-aprendizagem. Objetivo – Analisar os conhecimentos dos alunos da geração Z, na escola Deuzuíta Pereira de Queiroz, na cidade de Redenção-PA, para futuras oportunidades acadêmicas, com conteúdos pragmáticos e dinâmicos. Metodologia – Em relação aos aspectos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de campo na turma 2º Ano A da noite. A fim de abordar, por meio de palestra com duração de duas aulas (50min/cada), o tema motivação dos alunos para o ingresso na vida acadêmica. A abordagem ocorreu a partir de um método quanti-qualitativo, pois foi aplicado um questionário fechado com 8 (oito) perguntas que abordaram, principalmente, informações como: ao concluir o Ensino Médio, tem interesse em cursar uma faculdade? O curso que você deseja possui aqui na cidade de Redenção-PA? Essas perguntas visaram identificar aspirações quanto ao futuro desses alunos. Resultados concluídos – Participaram da pesquisa 26 alunos do 2º ano A da Escola Deuzuíta Pereira de Queiroz. No dia 09 de outubro, no período da noite, fez-se a aplicação do questionário fechado, em seguida, uma palestra sobre a geração z e após um pequeno vídeo sobre o assunto. Quanto às informações: 21 (vinte e um) tem idade entre 16 e 18 anos, 4 (quatro) entre 18 e 20, 1 (um) acima de 20. Sexo 10 (dez) Homens e 16 (dezesseis) mulheres. Grau de escolaridade de seus pais 5 (cinco) tem fundamental incompleto, 4 (quatro) fundamental completo, 2 (dois) médio incompleto, 15 (quinze) médio completo. Ao concluir o ensino médio, tem interesse em cursar uma faculdade 25 (vinte e cinco) sim, 1 (um) não. O curso que você deseja possuí dentro da cidade de Redenção-PA 20 (vinte) sim, 6 (seis) não. Como você avalia seu interesse pelos estudos 15 (quinze) grande interesse, 11 (onze) médio interesse. Você gosta de ler 19 (dezenove) sim, 7 (sete) não. Considerações – Portanto, percebeu-se que, os alunos mostraram grande interesse em adentrar no âmbito acadêmico. É interessante ressaltar que esse desejo é diferente daquilo que eles viram dentro das próprias casas, pois eles responderam no questionário que seus pais, muitas vezes, não cursaram um nível superior completo, devido a falta de oportunidades. Logo, a geração Z está diante de diversos desafios e motivá-los a continuar os estudos é um deles.
Palavras-chave: Desafios. Geração Z. Escola.
Comissão Organizadora
FESAR
Comissão Científica