Introdução: As parasitoses intestinais são doenças causadas por diversos protozoários e helmintos, estando relacionadas principalmente a falta de saneamento básico. Desse modo, isso tem se tornado um grave problema de saúde pública, já que milhões de pessoas são acometidas por estas doenças, em especial as crianças. Nesse sentido, intervenções educativas são importantes para buscar alternativas de melhorar o ensino das crianças acerca desse assunto. Medidas educativas como jogos, são maneiras simples, lúdicas de proporcionar o aprendizado e a melhoria do conhecimento sobre práticas de higiene, contribuindo para prevenção das parasitoses intestinais. Objetivo: analisar a eficácia de um jogo educativo sobre o nível de conhecimento em relação a prevenção de parasitoses intestinais de alunos do ensino fundamental. Metodologia: O estudo foi uma intervenção educativa realizada através de um jogo de tabuleiro, uma palestra e um vídeo educativo e contou com a aplicação de dois questionários um antes e outro após a intervenção. Foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Espaço Educar Raio de Sol e a população do estudo foi composta por alunos de uma única turma que estavam cursando o 5º ano do ensino fundamental. Foram incluídos os alunos que estiveram presentes nos três momentos: na aplicação do questionário prévio, na intervenção educativa e na aplicação do questionário pós. A análise de dados foi realizada através da estatística descritiva e as variáveis utilizadas foram do tipo quantitativa e foram coletadas por meio de dois questionários um antes e outro após a intervenção, sendo os resultados expressos em frequências absoluta e relativa utilizando gráficos e tabelas. As variáveis consideradas foram: sociodemográficas (idade e sexo) os hábitos de higiene e o conhecimento dos alunos sobre parasitoses intestinais. Resultados: Foram incluídos no estudo 17 alunos, sendo 9 meninas e 8 meninos, cuja faixa etária mais prevalente foi de 11 anos. Em relação aos bons hábitos de higiene dos alunos, verificou-se uma acentuada melhora após a intervenção educativa, destacando-se o hábito lavar as mãos após usar o banheiro, relatado por 100% dos alunos, seguido por lavar as frutas antes de comer e cortar as unhas ambos com 94,11%. Quanto ao conhecimento dos alunos sobre as parasitoses intestinais, notou-se que mesmo antes da intervenção os alunos apresentaram uma boa compreensão no questionário prévio, contudo houve um aumento do número de respostas corretas no questionário pós, totalizando 98,5% de acertos em todas as perguntas. Considerações: A intervenção educativa se mostrou bastante eficaz para aperfeiçoar o conhecimento dos alunos em relação a prevenção das as parasitoses intestinais. Visto que, os resultados foram bastante satisfatórios, com melhoras perceptíveis no nível de conhecimento, e até mesmo nos hábitos de higiene dos alunos. Este trabalho foi ampliado para um projeto de extensão em seis escolas e com as turmas do 4º e 5º ano.
Comissão Organizadora
FESAR
Comissão Científica