VISÃO DOS ACADÊMICOS REFERENTE AO USO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • EMANUELLY DO NASCIMENTO OLIVEIRA
  • Co-autores
  • ANA PAULA LOPES DE ARAÚJO , DOUGLAS PEREIRA DE SOUSA
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: De acordo Hermida e Araújo (2006) a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) vem sendo utilizada em instituições de saúde como uma metodologia assistencial por meio do Processo de Enfermagem (PE), a aplicação prática de uma teoria de enfermagem na assistência aos pacientes, este foi implantado no Brasil Na década de 70, mas a SAE recebeu apoio legal do Conselho Federal de Enfermagem pela atual resolução COFEN nº 358/2009. O PE é formado por diversas etapas, como o diagnóstico de enfermagem, a prescrição e a evolução de enfermagem. Considerando as dificuldades de implantação da SAE, a necessidade dessa prática para os pacientes e a exigência da SAE pelo COFEN (Hermida e Araújo, 2006) se torna importante que o enfermeiro se familiarize com o processo desde a sua graduação. OBJETIVO: relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem com o DE em atividade prática supervisionada em hospital público. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A APS foi realizada pelos acadêmicos durante a prática supervisionada da disciplina Enfermagem Clínica – Saúde do Adulto e do Idoso, no 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR), em Redenção, Pará. A Atividade Prática Supervisionada (APS) aconteceu em um hospital municipal de Redenção-PA, no setor Clínica Médica. RESULTADOS/DISCUSSÃO: os acadêmicos relataram dificuldades em associar a teria com a prática durante a realização da SAE, principalmente na utilização da taxonomia indicada para a formulação dos diagnósticos de enfermagem. A utilização da NANDA é difundida em todo o mundo, e ferramenta essencial para o profissional enfermeiro. Como maiores dificuldades, os acadêmicos de enfermagem relataram a estranheza os sinais apresentados pelo paciente como os fatores e características apresentadas em cada diagnóstico. De acordo com Hermida e Araújo (2006) se faz necessário capacitar os enfermeiros em relação às especificidades dessa metodologia, pois as dificuldades destes profissionais no PE estão relacionadas com ensino deste na graduação e sua relação teórico-prática nos campos de estágio. Para Meneses et al (2019) este resultado é devido deficiências aos conteúdos teórico prático abordados durante o curso, ausência ou insuficiência de aula prática para estudo da NANDA. CONCLUSÃO: Considerando a relevância da SAE para a valorização da enfermagem, embasada de conhecimento científico próprio, é necessário discutir sobre as dificuldades levantadas neste estudo, os fatores que desencadeiam estas dificuldades, para que estas possam superadas pelos discentes do curso de graduação em Enfermagem, para que ao realizar a SAE, possa tornar sua implementação uma atividade prazerosa e garantindo ao paciente uma assistência de qualidade.

     

  • Palavras-chave
  • Diagnóstico de enfermagem. Processo de enfermagem. Estágio clínico.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Atenção hospitalar
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