O cuidado farmacêutico, termo adotado recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) como sinônimo de Atenção Farmacêutica, consiste na “ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos e visa à educação em saúde e a promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) prescritos e não prescritos, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e atividades técnico-pedagógicas, voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade”. A atenção primária é o ponto inicial de contato entre o paciente e o sistema de saúde, e a participação do farmacêutico nessa equipe é essencial, melhorando o autocuidado e a qualidade de vida dos pacientes. Na atenção básica são frequentes as atividades de educação em saúde caracterizadas como um conjunto de ações estratégicas voltadas para a promoção da saúde pública, onde o foco é a informação e formação de medidas conscientizadoras das condições de saúde da população. O objetivo desse trabalho é evidenciar a importância das estratégias de educação em saúde, bem como ressaltar a relevância do farmacêutico nesse serviço. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), utilizando artigos de 2010 a 2022, com as seguintes palavras-chaves; educação em saúde; atenção primária à saúde; cuidado farmacêutico, estratégias. Conforme Barberato, (2022) ‘‘a atuação do profissional farmacêutico na APS se dá tanto pela assistência direta ao usuário quanto em atividades ligadas à gestão dos medicamentos”. As estratégias de educação em saúde utilizadas consistem em oferecer ao paciente maior adesão ao tratamento, maior facilidade de manuseio e armazenamento correto dos medicamentos, o que acarreta na eficácia da farmacoterapia e evita o uso indiscriminado de medicamentos, que podem ocasionar os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM’s). Em inquéritos sobre farmácia domiciliar, foram encontrados de 3,8 a 5,1 medicamentos por domicílio. Boa parte desses medicamentos ainda é armazenada de forma inadequada, apresentando perda de qualidade e sendo descartada de forma prejudicial no meio ambiente. Foi realizado um estudo de caso que revelou que o cuidado farmacêutico, principalmente a promoção de atividades de educação em saúde, continua sendo um desafio, principalmente devido à alta demanda de atividades gerenciais e às lacunas na formação para o cuidado. Há a necessidade de reorganizar os processos de trabalho e as diretrizes institucionais para melhorar o acesso aos serviços farmacêuticos centrados no paciente. Esses serviços são oferecidos por meios de estratégias de adaptação, personalização e cuidado, visando um olhar individual do paciente e da sua realidade como um todo. Visto que o cuidado farmacêutico tem ganhado importante destaque quanto a promoção de cuidado e contato com o paciente, a criação de estratégias focadas na educação em saúde possui uma grande relevância na comunidade, uma vez que ela permite uma conscientização do paciente, família e população sobre variados assuntos, podendo incluir iniciativas de orientação, aconselhamento e capacitação dos pacientes, além de ações voltadas para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Conclui-se, então, que a criação, promoção e prática destes métodos voltados à saúde alavanca o cuidado farmacêutico, promovendo melhora na adesão esperada à farmacoterapia, propiciando o uso racional de medicamentos, controlando agravos de saúde e auxiliando a recuperação da saúde. Tais estratégias de educação em saúde devem ser apropriadas e cabíveis, com objetivos bem definidos para o melhor estudo de melhorias e soluções focadas em problemas.
A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.
Os trabalhos foram submetidos em três modalidades:
Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral:
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster:
O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB).
Comissão Organizadora
VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES
Comissão Científica
Viviane Corrêa de almeida Fernandes
Jessica Mycaelle da Silva Barbosa
Wendell Iury Robles Marques Rocha
Héllen Cristina Almeida de Castro Alves
Rafael Lavarini dos Santos
Taynah Oliveira Martins
Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos
Heidi Luise Schulte
Aline Cabral Braga de Medeiros
Lara Nascimento Leal
Giselle Veras Lucena Vieira
Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos
Athamy Sarah de Paula Cruz
Natália Elisabeth Kruklis
Lucas Magedanz
Samara Haddad Simões Machado
Mary Audeny Torres Paulino
João Nicanildo Bastos dos Santos
Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br