AS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CUIDADO FARMACÊUTICO

  • Autor
  • Letícia Rayna Meneses de Castro
  • Co-autores
  • Davi Sousa Carneiro , Adriana Cardoso Furtado
  • Resumo
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    O cuidado farmacêutico, termo adotado recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) como sinônimo de Atenção Farmacêutica, consiste na “ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos e visa à educação em saúde e a promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) prescritos e não prescritos, por meio dos serviços da clínica farmacêutica e atividades técnico-pedagógicas, voltadas ao indivíduo, à família, à comunidade”. A atenção primária é o ponto inicial de contato entre o paciente e o sistema de saúde, e a participação do farmacêutico nessa equipe é essencial, melhorando o autocuidado e a qualidade de vida dos pacientes. Na atenção básica são frequentes as atividades de educação em saúde caracterizadas como um conjunto de ações estratégicas voltadas para a promoção da saúde pública, onde o foco é a informação e formação de medidas conscientizadoras das condições de saúde da população. O objetivo desse trabalho é evidenciar a importância das estratégias de educação em saúde, bem como ressaltar a relevância do farmacêutico nesse serviço. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), utilizando artigos de 2010 a 2022, com as seguintes palavras-chaves; educação em saúde; atenção primária à saúde; cuidado farmacêutico, estratégias. Conforme Barberato, (2022) ‘‘a atuação do profissional farmacêutico na APS se dá tanto pela assistência direta ao usuário quanto em atividades ligadas à gestão dos medicamentos”. As estratégias de educação em saúde utilizadas consistem em oferecer ao paciente maior adesão ao tratamento, maior facilidade de manuseio e armazenamento correto dos medicamentos, o que acarreta na eficácia da farmacoterapia e evita o uso indiscriminado de medicamentos, que podem ocasionar os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM’s). Em inquéritos sobre farmácia domiciliar, foram encontrados de 3,8 a 5,1 medicamentos por domicílio. Boa parte desses medicamentos ainda é armazenada de forma inadequada, apresentando perda de qualidade e sendo descartada de forma prejudicial no meio ambiente. Foi realizado um estudo de caso que revelou que o cuidado farmacêutico, principalmente a promoção de atividades de educação em saúde, continua sendo um desafio, principalmente devido à alta demanda de atividades gerenciais e às lacunas na formação para o cuidado. Há a necessidade de reorganizar os processos de trabalho e as diretrizes institucionais para melhorar o acesso aos serviços farmacêuticos centrados no paciente. Esses serviços são oferecidos por meios de estratégias de adaptação, personalização e cuidado, visando um olhar individual do paciente e da sua realidade como um todo. Visto que o cuidado farmacêutico tem ganhado importante destaque quanto a promoção de cuidado e contato com o paciente, a criação de estratégias focadas na educação em saúde possui uma grande relevância na comunidade, uma vez que ela permite uma conscientização do paciente, família e população sobre variados assuntos, podendo incluir iniciativas de orientação, aconselhamento e capacitação dos pacientes, além de ações voltadas para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Conclui-se, então, que a criação, promoção e prática destes métodos voltados à saúde alavanca o cuidado farmacêutico, promovendo melhora na adesão esperada à farmacoterapia, propiciando o uso racional de medicamentos, controlando agravos de saúde e auxiliando a recuperação da saúde. Tais estratégias de educação em saúde devem ser apropriadas e cabíveis, com objetivos bem definidos para o melhor estudo de melhorias e soluções focadas em problemas.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Cuidado Farmacêutico.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Revisão Integrativa
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A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.

 

Os trabalhos foram submetidos em três modalidades: 

 

  1.     Trabalhos experimentais: nesta categoria entra trabalhos no qual houve um meio de técnicas de coleta e análise de dados, podendo ser trabalhos desenvolvidos em laboratórios, envolvendo pessoas, grupos ou instituições.
  2.     Revisão Integrativa: nesta categoria entra trabalhos teóricos a estilo de uma revisão bibliográfica, no qual é recrutado diferentes estudos independents sobre uma temática.
  3.     Relato de caso e/ou Relato de Experiência: nesta categoria entra os trabalhos que descrevem casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica, assim como vivência acadêmica e/ou profissional.

Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral: 

  1. Determinação do Perfil de Uso e Descarte de Medicamentos: um estudo experimental
  2. UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES
  3. Beneficios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção basica a saude

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster: 

  1. Alvos farmacológicos inspiradora no exercício: O papel da bioinformática
  2. Evidências qualitativas sobre servições farmacêuticos clínicos hospitalares
  3. Atuação do farmacêutico na conscientização e redução do uso indiscriminado de psicotrópicos

 

O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB). 

  • Trabalhos experimentais
  • Revisão Integrativa
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência

Comissão Organizadora

VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES

Comissão Científica

 

Viviane Corrêa de almeida Fernandes 

Jessica Mycaelle da Silva Barbosa

Wendell Iury Robles Marques Rocha

Héllen Cristina Almeida de Castro Alves 

Rafael Lavarini dos Santos 

Taynah Oliveira Martins 

Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos 

Heidi Luise Schulte 

Aline Cabral Braga de Medeiros

Lara Nascimento Leal 

Giselle Veras Lucena Vieira 

Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos 

Athamy Sarah de Paula Cruz

Natália Elisabeth Kruklis

Lucas Magedanz 

Samara Haddad Simões Machado

Mary Audeny Torres Paulino

João Nicanildo Bastos dos Santos 

 

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes

e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br