EVIDÊNCIAS QUALITATIVAS SOBRE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS CLÍNICOS HOSPITALARES

  • Autor
  • BEATRIZ DIAS FREITAS
  • Co-autores
  • GUILHERME CASTELO BRANCO FERREIRA , MARIANA BATISTA MORAIS , FELIPE MELO QUEIROZ , LUCAS MATEUS RODRIGUES CARVALHO , DAFNY OLIVEIRA DE MATOS , RODRIGO FONSECA LIMA
  • Resumo
  • Introdução: Os farmacêuticos clínicos desempenham um papel importante nas equipes multidisciplinares gerenciando o uso de medicamentos com foco no paciente. Mesmo os farmacêuticos provando suas contribuições reduzindo erros de medicação, custos da terapia medicamentosa e melhorando as condições de saúde dos pacientes, ainda encontra várias barreias na sua implementação. Isso traduz a importância de estudos de diagnóstico relacionados e com uma abordagem para além da quantitativa. Com isso, este estudo tem como objetivo buscar e caracterizar evidências de abordagem qualitativa sobre serviços de farmácia clínica em âmbito hospitalar mediante uma revisão de escopo. Metodologia: A pesquisa foi dividida em etapas adaptadas a partir dos requisitos mínimos para a prática baseada em evidência (PBE): (I) definição da pergunta de pesquisa; (II) busca e caracterização das evidências; e (III) proposição de instrumento construído com base nas evidências encontradas. Desenvolvimento: Foram caracterizados 42 na amostra final. A maioria dos artigos (64,3%; n=27) foram publicados entre 2018 e 2023 e conduzidos na Austrália (n=6; 14,3%), Reino Unido (n=5; 11,9%) e Kuwait (n=5; 11,9%). Os temas centrais das barreiras e facilitadores foram comunicação com outros profissionais, formação dos farmacêuticos, informações dos pacientes, carga de trabalho, diretrizes de práticas, formação continuada, escassez de profissionais, recursos disponíveis, práticas colaborativas com a equipe de saúde, apoio dos órgãos reguladores, comprometimento da gestão, reconhecimento da profissão do farmacêutico clínico hospitalar, documentação contínua dos processos e contato com os pacientes. Considerações finais: De forma geral, observou-se uma potencialidade em termos de estudos qualitativos com metodologias e instrumentos específicos relacionados ao serviço farmacêutico hospitalar em sua perspectiva clínica. Isso traduz uma robustez na proposta do questionário qualitativo.

  • Palavras-chave
  • Estudo qualitativo, diagnostico situacional, Serviços clínicos farmacêuticos, Prática Baseada em Evidências, Farmácia hospitalar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Revisão Integrativa
Voltar Download

A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.

 

Os trabalhos foram submetidos em três modalidades: 

 

  1.     Trabalhos experimentais: nesta categoria entra trabalhos no qual houve um meio de técnicas de coleta e análise de dados, podendo ser trabalhos desenvolvidos em laboratórios, envolvendo pessoas, grupos ou instituições.
  2.     Revisão Integrativa: nesta categoria entra trabalhos teóricos a estilo de uma revisão bibliográfica, no qual é recrutado diferentes estudos independents sobre uma temática.
  3.     Relato de caso e/ou Relato de Experiência: nesta categoria entra os trabalhos que descrevem casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica, assim como vivência acadêmica e/ou profissional.

Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral: 

  1. Determinação do Perfil de Uso e Descarte de Medicamentos: um estudo experimental
  2. UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES
  3. Beneficios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção basica a saude

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster: 

  1. Alvos farmacológicos inspiradora no exercício: O papel da bioinformática
  2. Evidências qualitativas sobre servições farmacêuticos clínicos hospitalares
  3. Atuação do farmacêutico na conscientização e redução do uso indiscriminado de psicotrópicos

 

O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB). 

  • Trabalhos experimentais
  • Revisão Integrativa
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência

Comissão Organizadora

VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES

Comissão Científica

 

Viviane Corrêa de almeida Fernandes 

Jessica Mycaelle da Silva Barbosa

Wendell Iury Robles Marques Rocha

Héllen Cristina Almeida de Castro Alves 

Rafael Lavarini dos Santos 

Taynah Oliveira Martins 

Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos 

Heidi Luise Schulte 

Aline Cabral Braga de Medeiros

Lara Nascimento Leal 

Giselle Veras Lucena Vieira 

Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos 

Athamy Sarah de Paula Cruz

Natália Elisabeth Kruklis

Lucas Magedanz 

Samara Haddad Simões Machado

Mary Audeny Torres Paulino

João Nicanildo Bastos dos Santos 

 

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes

e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br