EVIDÊNCIAS COM MÉTODOS DE NARRATIVA PESSOAL OU CONGÊNERES NA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO DE ESCOPO
KIARA ÍSIS DE LIMA E ANTÃO, GUILHERME CASTELO BRANCO FERREIRA, MARIANA BATISTA MORAIS, FELIPE MELO QUEIROZ, LUCAS MATEUS RODRIGUES CARVALHO, DAFNY OLIVEIRA DE MATOS, RODRIGO FONSECA LIMA
Introdução: A narrativa é uma potente forma de comunicação que consegue contextualizar dados e resultados, possibilitando uma comunicação mais clara, acessível e humana, de forma a envolver o público e despertar maior interesse sobre o assunto, além de motivar o ciclo de compartilhamento de vivências e mostrar a realidade sob os olhos de vários atores. A partir disso, é nítida a relevância das vivências pessoais nos estudos que envolvem a cultura e a sociedade, o que traz um destaque importante na possibilidade de ter a escrevivência como uma maneira de estudo científico na área da saúde. Objetivo: Identificar e caracterizar evidências que tenham utilizado narrativa pessoal ou métodos semelhantes na área da saúde. Metodologia: A pesquisa foi dividida em etapas partindo da definição da pergunta de pesquisa e posterior busca e caracterização das evidências. A busca foi realizada mediante uso da estratégia de ((("Health Services") OR ("Health Personnel")) AND (("Life-writing") OR ("Escrevivência") OR ("Personal Narrative"))) para responder a pergunta: “Quais e como se apresentam evidências que tenham utilizado narrativa pessoal ou métodos semelhantes na área da saúde?”. Foram incluídas evidências que continham abordagem relacionada à pergunta de pesquisa sem restrição de ano de publicação e idioma. As evidências foram caracterizadas quanto ao ano e ao país de publicação, objetivo, abordagem metodológica (métodos e ferramentas utilizados) e apresentação dos resultados e profissionais envolvidos. Desenvolvimento: A busca sistematizada resultou em 2.568 evidências, das quais 17 foram incluídas para etapa de leitura completa do texto e, destas, nove permaneceram na amostra final. A busca não sistematizada resultou em seis documentos, totalizando 15 artigos. O método de narrativa pessoal predominou (n=9; 60,0%), mas, houve utilização dos métodos de relato de experiências (n=3; 15,0%), escrevivência (n=2; 13,3%) e fotovoz (n=1; 6,7%). A principal ferramenta utilizada foi a entrevista (n=9; 60,0%) e os profissionais mais envolvidos foram das áreas de psicologia (n = 6; 40,0%), enfermagem (n = 5; 33,3%) e medicina (n = 5; 33,3%). Considerações finais: Foi observada uma certa escassez de documentos que abordam a narrativa como uma maneira de pesquisa científica no campo da saúde. Alguns documentos trouxeram ferramentas inovadoras e interessantes, o que mostra que ainda é possível explorar muito a narrativa e que ela é uma boa forma de pesquisa qualitativa para compartilhar vivências para que a realidade seja vista por vários pontos de vista.
Referências: SILVA, Renata Ferreira Da; LIMA, Thamires Rosa Costa. Quem tem medo de si? Percursos metodológicos para uma escrevivência na produção científica. Revista Digital do LAV, v. 15, 27 dez. 2022. DOI 10.5902/1983734870526. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70526. Acesso em: 15 out. 2023, ELLIS, C.; ADAMS, T. E. The purposes practices and principles of autoethnographic research. In.: LEAVY, P. (Ed.). The Oxford Handbook of Qualitative Research. New York: Oxford University Press, 2014, AFFONSO, Pedro Henrique Bedin; BERNARDO, Márcia Hespanhol. A VIVÊNCIA DE PROFISSIONAIS DO ACOLHIMENTO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA ACOLHIDA DESAMPARADA. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, n. suppl 1, p. 23–43, 2015. DOI 10.1590/1981-7746-sip00041. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2023.
Palavras-chave: Serviço de saúde, Pessoal de saúde, Relato de experiência, Narrativa pessoal, Escrevivência.
A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.
Os trabalhos foram submetidos em três modalidades:
Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral:
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster:
O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB).
Comissão Organizadora
VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES
Comissão Científica
Viviane Corrêa de almeida Fernandes
Jessica Mycaelle da Silva Barbosa
Wendell Iury Robles Marques Rocha
Héllen Cristina Almeida de Castro Alves
Rafael Lavarini dos Santos
Taynah Oliveira Martins
Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos
Heidi Luise Schulte
Aline Cabral Braga de Medeiros
Lara Nascimento Leal
Giselle Veras Lucena Vieira
Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos
Athamy Sarah de Paula Cruz
Natália Elisabeth Kruklis
Lucas Magedanz
Samara Haddad Simões Machado
Mary Audeny Torres Paulino
João Nicanildo Bastos dos Santos
Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br