COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PELO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO CONTEXTO HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
JOÃO GABRIEL CASTELO BRANCO ALVES, GUILHERME CASTELO BRANCO FERREIRA, MARIANA BATISTA MORAIS, FELIPE MELO QUEIROZ, LUCAS MATEUS RODRIGUES CARVALHO, DAFNY OLIVEIRA DE MATOS, RODRIGO FONSECA LIMA
Introdução: O cuidado farmacêutico, como integrante fundamental da profissão, demanda dos farmacêuticos competências específicas que, acima de tudo, garantem o desenvolvimento e avaliação de um cuidado farmacêutico baseado em evidências. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma busca de evidências sobre as competências requeridas pelo farmacêutico no contexto hospitalar. Metodologia: A pesquisa foi dividida em etapas: (I) definição da pergunta de pesquisa, busca e caracterização das evidências; e (II) proposta de ferramenta. A busca sistematizada foi realizada nas bases de dados PubMed, Springer Nature Journals, Web of Science, Directory of Open Access Journals, Journals@Ovid, Wiley Online Library, BMJ Journals Online Archive, ScienceDirect, Oxford Academic, SciELO Revistas, Taylor & Francis e HighWire Press, sendo complementada com busca não sistematizada em sites de instituições específicas em saúde utilizando como palavras-chave “clinical pharmacist”, “professional competences”, “competency framework” e “hospital”. Foram considerados artigos publicados entre 2013 e 2023. As evidências foram caracterizadas quanto ao título, autores, país/região e ano, características secundárias (objetivo, serviços focados, amostra e hospitais onde foi realizado) e características do método utilizado. Desenvolvimento: A busca sistematizada resultou em 341 evidências, das quais 40 foram incluídas para etapa de leitura completa do texto e, destas, 17 permaneceram na amostra final. A busca não sistematizada resultou em um documento. O total da amostra foi de 18 artigos e em 12 (66%) as competências avaliadas foram relacionadas ao serviço de revisão da farmacoterapia. Em 17 das evidências (94%) foram abordadas competências acerca da relação com equipe multidisciplinar e com o paciente; os outros grupos de competências mais frequentes foram sobre gestão (n=8; 44%), comunicação (n=6; 33%); educação (n=5; 28%); pesquisa (n=4; 22%); tecnologia da informação (n=2; 11%); e liderança (n=2; 11%). Considerações finais: A constante avaliação da profissão farmacêutica em termos de competências é um aliado importante para diversos setores como a academia, instituições de ensino e hospitais na busca do desenvolvimento do profissional. O presente estudo encontrou evidências com utilização de diversos métodos e várias competências relacionadas à farmácia clínica no contexto hospitalar. Em termos de serviços houve maior foco na revisão da farmacoterapia e, de maneira geral, competências relacionadas à colaboração com a equipe multidisciplinar e contato com o paciente envolvendo aspectos de comunicação, liderança e educação.
Referências:
Conselho Federal de Farmácia [Internet]. [cited 2023 Dec 1]. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/585.pdf, Conselho Federal de Farmácia. Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade contextualização e arcabouço conceitual. ProFar. 2017, Conselho Federal de Farmácia. Competências para a atuação clínica do farmacêutico: relatório do I Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica e Matriz de Competências para a Atuação Clínica / Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017, Jose Subin A, Chandran C. S, Thomas A, Ramesh T C S. Professional competency and challenges of clinical pharmacists in India: An assessment among the Pharm.D. graduates. Pharmacy education: an international journal for pharmaceutical education. 2022;22(1):249–56. Chamoun N, Ramia E, Sacre H, Haddad M, Haddad C, Hajj A, et al. Validation of the specialized competency framework for pharmacists in hospital settings (SCF-PHS): a cross-sectional study. J Pharm Policy Pract [Internet]. 2023;16(1):86. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10332012
Palavras-chave: Farmácia Clínica; Competências Profissionais; Prática Baseada em Evidências; Quadro de Competências.
A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.
Os trabalhos foram submetidos em três modalidades:
Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral:
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster:
O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB).
Comissão Organizadora
VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES
Comissão Científica
Viviane Corrêa de almeida Fernandes
Jessica Mycaelle da Silva Barbosa
Wendell Iury Robles Marques Rocha
Héllen Cristina Almeida de Castro Alves
Rafael Lavarini dos Santos
Taynah Oliveira Martins
Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos
Heidi Luise Schulte
Aline Cabral Braga de Medeiros
Lara Nascimento Leal
Giselle Veras Lucena Vieira
Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos
Athamy Sarah de Paula Cruz
Natália Elisabeth Kruklis
Lucas Magedanz
Samara Haddad Simões Machado
Mary Audeny Torres Paulino
João Nicanildo Bastos dos Santos
Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br