Dentre os serviços prestados pelo farmacêutico com o objetivo de auxiliar nas necessidades dos pacientes está a educação em saúde, que pode ser executada por meio de diferentes estratégias educativas, de modo a contribuir com o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, visando o tratamento e autonomia do paciente. Neste contexto, torna-se um serviço viável para a população idosa que cresce nas últimas décadas, sendo esta população de maior vulnerabilidade pelo surgimento de doenças e limitações e, consequentemente, tratamentos farmacoterapêuticos simultâneos. A polifarmácia aumenta o risco de problemas relacionados a medicamentos. Diante disso, intervenções sociais usadas nos serviços de educação em saúde colaboram para um envelhecimento mais saudável. Trata-se de um relato de experiência promovido pelos estudantes de farmácia do quarto semestre, como parte do estágio obrigatório de cuidado farmacêutico, nomeado “Manhã da Memória”. Diante desse contexto, a educação em saúde tem como objetivo não apenas informar, mas também despertar o interesse no aprendizado e promover a participação dos idosos nas atividades realizadas. Essa prática é essencial no favorecimento da autonomia em relação à tomada de decisões em saúde nesses indivíduos. A atividade educativa realizada pelos estudantes do curso de Farmácia consistiu em uma roda de conversa, contando com a presença de 12 idosos. Durante essa dinâmica, cada participante teve a oportunidade de sortear uma pergunta elaborada previamente, o que incentivou uma interação dinâmica e engajadora. Essa abordagem proporcionou um ambiente acolhedor, onde os idosos se sentiram à vontade para expressarem suas opiniões e experiências. Foram discutidos temas extremamente importantes como descarte adequado de medicamentos, crucial para evitar contaminações e garantir a segurança ambiental; diferenças entre medicamentos genéricos, de referência e similares, que impacta no acesso ao medicamento; a importância de tomar a medicação no horário correto e nas doses corretas, de forma a garantir a eficácia do tratamento; e efeitos adversos, que muitas vezes geram preocupações entre os idosos. Além disso, os participantes trouxeram dúvidas e compartilharam histórias, colaborando com a ampliação de conhecimento e aprendizado mútuo, permitindo que cada um se beneficiasse da vivência do outro. Sendo assim, percebe-se o impacto positivo das práticas de educação em saúde quanto ao fortalecimento de conhecimento dessa população idosa, além da construção de uma rede de apoio e trocas de experiências, fundamentais para a promoção do bem-estar e do uso racional de medicamentos. Em vista dos fatos mencionados e da ação promovida, pode-se entender os benefícios da promoção da educação em saúde, principalmente na população idosa. Por meio dessas ações é possível promover a autonomia, o uso racional e auxiliar com dúvidas ou ações errôneas cometidas pelos participantes, o que é de suma importância para evitar problemas de uma forma mais simples e eficaz, pois administrando as medicações da forma correta, é possível evitar que complicações mais graves surjam. Farmacêuticos formados que seguem na área do cuidado farmacêutico promovem essas ações, o que é admirável e mostra como são atenciosos com a população, e é importante que sejam continuamente promovidas, principalmente em um país como o Brasil que necessita de um bom suporte no âmbito da saúde.
A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.
Os trabalhos foram submetidos em três modalidades:
Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral:
Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster:
O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB).
Comissão Organizadora
VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES
Comissão Científica
Viviane Corrêa de almeida Fernandes
Jessica Mycaelle da Silva Barbosa
Wendell Iury Robles Marques Rocha
Héllen Cristina Almeida de Castro Alves
Rafael Lavarini dos Santos
Taynah Oliveira Martins
Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos
Heidi Luise Schulte
Aline Cabral Braga de Medeiros
Lara Nascimento Leal
Giselle Veras Lucena Vieira
Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos
Athamy Sarah de Paula Cruz
Natália Elisabeth Kruklis
Lucas Magedanz
Samara Haddad Simões Machado
Mary Audeny Torres Paulino
João Nicanildo Bastos dos Santos
Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br