Intervenção social para a promoção do uso racional de medicamentos em idosos

  • Autor
  • Laís França Martins
  • Co-autores
  • Júlia de Azevedo Lima , Samara Haddad Simões Machado , Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
  • Resumo
  • Dentre os serviços prestados pelo farmacêutico com o objetivo de auxiliar nas necessidades dos pacientes está a educação em saúde, que pode ser executada por meio de diferentes estratégias educativas, de modo a contribuir com o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, visando o tratamento e autonomia do paciente. Neste contexto, torna-se um serviço viável para a população idosa que cresce nas últimas décadas, sendo esta população de maior vulnerabilidade pelo surgimento de doenças e limitações e, consequentemente, tratamentos farmacoterapêuticos simultâneos. A polifarmácia aumenta o risco de problemas relacionados a medicamentos. Diante disso, intervenções sociais usadas nos serviços de educação em saúde colaboram para um envelhecimento mais saudável. Trata-se de um relato de experiência promovido pelos estudantes de farmácia do quarto semestre, como parte do estágio obrigatório de cuidado farmacêutico, nomeado “Manhã da Memória”. Diante desse contexto, a educação em saúde tem como objetivo não apenas informar, mas também despertar o interesse no aprendizado e promover a participação dos idosos nas atividades realizadas. Essa prática é essencial no favorecimento da autonomia em relação à tomada de decisões em saúde nesses indivíduos. A atividade educativa realizada pelos estudantes do curso de Farmácia consistiu em uma roda de conversa, contando com a presença de 12 idosos. Durante essa dinâmica, cada participante teve a oportunidade de sortear uma pergunta elaborada previamente, o que incentivou uma interação dinâmica e engajadora. Essa abordagem proporcionou um ambiente acolhedor, onde os idosos se sentiram à vontade para expressarem suas opiniões e experiências. Foram discutidos temas extremamente importantes como descarte adequado de medicamentos, crucial para evitar contaminações e garantir a segurança ambiental; diferenças entre medicamentos genéricos, de referência e similares, que impacta no acesso ao medicamento; a importância de tomar a medicação no horário correto e nas doses corretas, de forma a garantir a eficácia do tratamento; e efeitos adversos, que muitas vezes geram preocupações entre os idosos. Além disso, os participantes trouxeram dúvidas e compartilharam histórias, colaborando com a ampliação de conhecimento e aprendizado mútuo, permitindo que cada um se beneficiasse da vivência do outro. Sendo assim, percebe-se o impacto positivo das práticas de educação em saúde quanto ao fortalecimento de conhecimento dessa população idosa, além da construção de uma rede de apoio e trocas de experiências, fundamentais para a promoção do bem-estar e do uso racional de medicamentos. Em vista dos fatos mencionados e da ação promovida, pode-se entender os benefícios da promoção da educação em saúde, principalmente na população idosa. Por meio dessas ações é possível promover a autonomia, o uso racional e auxiliar com dúvidas ou ações errôneas cometidas pelos participantes, o que é de suma importância para evitar problemas de uma forma mais simples e eficaz, pois administrando as medicações da forma correta, é possível evitar que complicações mais graves surjam. Farmacêuticos formados que seguem na área do cuidado farmacêutico promovem essas ações, o que é admirável e mostra como são atenciosos com a população, e é importante que sejam continuamente promovidas, principalmente em um país como o Brasil que necessita de um bom suporte no âmbito da saúde.  

  • Palavras-chave
  • Educação em saúde, Envelhecimento, Idoso
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência
Voltar Download

A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.

 

Os trabalhos foram submetidos em três modalidades: 

 

  1.     Trabalhos experimentais: nesta categoria entra trabalhos no qual houve um meio de técnicas de coleta e análise de dados, podendo ser trabalhos desenvolvidos em laboratórios, envolvendo pessoas, grupos ou instituições.
  2.     Revisão Integrativa: nesta categoria entra trabalhos teóricos a estilo de uma revisão bibliográfica, no qual é recrutado diferentes estudos independents sobre uma temática.
  3.     Relato de caso e/ou Relato de Experiência: nesta categoria entra os trabalhos que descrevem casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica, assim como vivência acadêmica e/ou profissional.

Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral: 

  1. Determinação do Perfil de Uso e Descarte de Medicamentos: um estudo experimental
  2. UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES
  3. Beneficios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção basica a saude

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster: 

  1. Alvos farmacológicos inspiradora no exercício: O papel da bioinformática
  2. Evidências qualitativas sobre servições farmacêuticos clínicos hospitalares
  3. Atuação do farmacêutico na conscientização e redução do uso indiscriminado de psicotrópicos

 

O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB). 

  • Trabalhos experimentais
  • Revisão Integrativa
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência

Comissão Organizadora

VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES

Comissão Científica

 

Viviane Corrêa de almeida Fernandes 

Jessica Mycaelle da Silva Barbosa

Wendell Iury Robles Marques Rocha

Héllen Cristina Almeida de Castro Alves 

Rafael Lavarini dos Santos 

Taynah Oliveira Martins 

Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos 

Heidi Luise Schulte 

Aline Cabral Braga de Medeiros

Lara Nascimento Leal 

Giselle Veras Lucena Vieira 

Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos 

Athamy Sarah de Paula Cruz

Natália Elisabeth Kruklis

Lucas Magedanz 

Samara Haddad Simões Machado

Mary Audeny Torres Paulino

João Nicanildo Bastos dos Santos 

 

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes

e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br