UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES

  • Autor
  • Isadora Panazzolo Passos
  • Co-autores
  • Adriana Cardoso Furtado , Beatriz Vasconcelos , Fernanda Luane Lustosa da Silva
  • Resumo
  •  

     

    O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é uma agência global, inaugurada em 1997, que oferece um suporte administrativo e técnico para o Órgão Central das Nações Unidas para políticas relacionadas a drogas, a Comissão de Narcóticos (CND). A UNODC colabora com mais de setenta Estados-membro, incluindo o Brasil, visando garantir mais segurança contra drogas, crime organizado, corrupção e terrorismo, e, anualmente, publica o relatório mundial de drogas com os principais dados acerca das drogas ilícitas encontradas mundialmente. O presente resumo trata-se de um estudo descritivo e analítico, que discute a fiscalização global e comprovação da qualidade de laboratórios públicos. Para sua realização, foi conduzida uma coleta de dados complementares à experiência, por meio de sites relevantes e especializados da ONU e do Governo Federal acerca do tema, que em seguida foram analisados quanto à qualidade e relevância e para critério de inclusão, foram consideradas como guia as estratégias de atenção ao uso de drogas, com evidências cientificas da UNODC. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) é o órgão central de perícias técnico cientificas na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e é responsável pela emissão de laudos periciais. A DPT reúne quatro institutos, dentre eles, o Instituto de Criminalística (IC) que realiza exames em amostras e vestígios coletadas da cena de crime.

    O instituto de Criminalística produz provas materiais a partir de vestígios encontrados no local de crime, por meio de técnicas científicas. Busca informações a partir de vestígios, que tipifiquem os crimes, indiquem características qualificadoras, bem como determinem sua autoria. (PCDF)

    Pertence ao Instituto, a Seção de Perícias e Análises Laboratoriais (SPAL), que conta com o Laboratório Químico-Físico Forense (LQFF), certificado pela UNODC. As análises realizadas pelo escritório são baseadas nos dados globais de investigação das drogas mais antigas até as inéditas. A agência especializada colabora com governos e organizações locais para fortalecer sistemas de justiça, deste modo, a SPAL colabora com a UNODC para a realização do Relatório Mundial sobre Drogas. O Relatório Mundial sobre Drogas 2023 fornece uma visão global da oferta e demanda de opiáceos, cocaína, cannabis, estimulantes do tipo anfetamina e novas substâncias psicoativas (NPS), bem como seu impacto sobre a saúde (UNODC, 2023), o documento ainda alerta que o mercado de drogas ilícitas atingiu níveis alarmantes no último ano, o que desafia o serviço legislativo e de saúde pública. Além disso, a UNODC promove habilitação e troca de informações entre países para melhorar a capacidade de detecção e resposta a essas ameaças. Para a realização das análises referentes ao relatório, a UNODC distribui comumente a cada semestre, aos Estados-membros, amostras padrão contendo uma alíquota de droga ilícita. O objetivo é obter resultados semelhantes aos do escritório, que, após todos os países realizarem os testes, disponibiliza os resultados em escala mundial. Após as pesquisas, é anualmente publicados o relatório que aborda informações pertinentes para gerenciar os riscos e perigos, incluindo também políticas públicas e estratégias para o combate necessário.

    O Relatório Mundial sobre Drogas reúne os principais dados e análises de tendências sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas ilegais em todo o mundo. Os dados são compilados pelo UNODC a partir de questionários enviados aos países-membros e compõem um documento de referência para nortear as políticas globais sobre drogas. (UNODC)

    Devido à sua relevância, a UNODC é capaz de determinar a qualidade dos testes realizados em laboratórios forenses, que, em geral, não possuem fiscalização em sua rotina. Assim, propõe identificar quais países e seus respectivos laboratórios de análises toxicológicas têm segurança em seus laudos, emitindo certificação após o local expedir, consecutivamente, quatro resultados correspondentes aos da UNODC. O LQFF foi certificado, o que garante o reconhecimento internacional, além de enriquecer a fidedignidade dos testes realizados pelo laboratório. Os ensaios enviados pela UNODC passam por uma avaliação rigorosa, que leva ao aprimoramento de práticas e conhecimentos da equipe, o certificado fornecido ao laboratório é um ativo valioso para a instituição. Diante do exposto, a UNODC apoia os países a desenvolver respostas ao uso problemático de drogas e suas consequências, promovendo aplicação dos direitos humanos alinhados às normas e princípios internacionais, contribuindo para a redução da criminalidade e do uso de drogas. Em suma, o papel da UNODC vai além de suas ações políticas e um relatório de fiscalização, agregando às instituições, mérito, garantia de qualidade, segurança e confiabilidade a nível mundial. A presença dessas virtudes na PCDF é um diferencial valoroso, condecorando a imagem da perícia criminal e exercendo uma relação de confiança perante a população.

  • Palavras-chave
  • Drogas, Nações Unidas, Laboratórios, Pesquisa, Segurança.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência
Voltar Download

A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.

 

Os trabalhos foram submetidos em três modalidades: 

 

  1.     Trabalhos experimentais: nesta categoria entra trabalhos no qual houve um meio de técnicas de coleta e análise de dados, podendo ser trabalhos desenvolvidos em laboratórios, envolvendo pessoas, grupos ou instituições.
  2.     Revisão Integrativa: nesta categoria entra trabalhos teóricos a estilo de uma revisão bibliográfica, no qual é recrutado diferentes estudos independents sobre uma temática.
  3.     Relato de caso e/ou Relato de Experiência: nesta categoria entra os trabalhos que descrevem casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica, assim como vivência acadêmica e/ou profissional.

Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral: 

  1. Determinação do Perfil de Uso e Descarte de Medicamentos: um estudo experimental
  2. UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES
  3. Beneficios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção basica a saude

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster: 

  1. Alvos farmacológicos inspiradora no exercício: O papel da bioinformática
  2. Evidências qualitativas sobre servições farmacêuticos clínicos hospitalares
  3. Atuação do farmacêutico na conscientização e redução do uso indiscriminado de psicotrópicos

 

O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB). 

  • Trabalhos experimentais
  • Revisão Integrativa
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência

Comissão Organizadora

VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES

Comissão Científica

 

Viviane Corrêa de almeida Fernandes 

Jessica Mycaelle da Silva Barbosa

Wendell Iury Robles Marques Rocha

Héllen Cristina Almeida de Castro Alves 

Rafael Lavarini dos Santos 

Taynah Oliveira Martins 

Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos 

Heidi Luise Schulte 

Aline Cabral Braga de Medeiros

Lara Nascimento Leal 

Giselle Veras Lucena Vieira 

Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos 

Athamy Sarah de Paula Cruz

Natália Elisabeth Kruklis

Lucas Magedanz 

Samara Haddad Simões Machado

Mary Audeny Torres Paulino

João Nicanildo Bastos dos Santos 

 

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes

e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br