Benefícios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção básica à saúde.

  • Autor
  • Gabriel José Borges Oliveira
  • Co-autores
  • Pietra Silva , Camille Cardoso , Samara Haddad Simões Machado , Viviane Corrêa de Almeida Fernandes
  • Resumo
  • O cuidado farmacêutico trata-se de um conjunto de ações multiprofissionais voltados para a saúde do paciente, sua família e comunidade; essas ações promovem a promoção, proteção, recuperação a saúde e prevenção de agravos através de métodos que destacam o papel do cuidado farmacêutico e seus resultados na atenção básica, mesmo com as limitações que o sistema único de saúde contém, nas práticas de saúde e atividades voltadas para o cuidado farmacêutico. 

    Evidenciar os benefícios do uso de ferramentas tecnológicas para o Cuidado Farmacêutico na Atenção Primária da Saúde, garantindo o acesso à Educação em Saúde de maneira prática e eficiente.

    O papel do farmacêutico nas unidades básicas de saúde, além das gestacionais e administrativas, envolve promover o uso racional de medicamentos e potencializar a atuação do cuidado farmacêutico na atenção básica à saúde; no que tange esse papel e a ação do farmacêutico, o presente trabalho visa abordar tecnologias e seus benefícios no cuidado farmacêutico na atenção básica à saúde. No que se refere ao cuidado farmacêutico na farmácia hospitalar e seus benefícios ao uso de tecnologias, fica evidente o impacto gestacional e administrativo que a revolução digital vem demonstrando. Novas tecnologias mostram sucesso em serem instituídos em processos de dados pessoais, prescrição, dispensação e até mesmo administração de medicamentos. Todavia é de suma importância destacar que não é suficiente formas digitais para todas as áreas voltadas aos serviços farmacêuticos; os avanços e a implementação dessas tecnologias deverá se adaptar e estender o tempo dedicado ao cuidado farmacêutico na atenção básica à saúde e suas demandas. Na intenção de priorizar o cuidado farmacêutico e intensificar seus efeitos na saúde do paciente em âmbito hospitalar, estudos mostram que a Espanha já implementou essas ações farmacêuticas junto à inovadoras tecnologias a fim de melhorar a adesão do paciente ao tratamento e fundamentalizar o cuidado farmacêutico e sua prática. O mesmo estudo citado anteriormente, ressalta que foram realizadas pesquisas avaliativas sobre o uso da internet e seu impacto na saúde básica; os resultados mostraram pouco interesse dos pacientes em temas voltados para a saúde e suas tecnologias, seja por falta de fontes adequadas ou por falta de conhecimento. Estes resultados fomentaram para a que a Espanha, país no qual o estudo se passa, desenvolvesse site voltado para o cuidado farmacêutico, a ferramenta levou o nome de “O seu farmacêutico de plantão”; tendo como objetivo informar e aumentar o conhecimento populacional sobre suas doenças e tratamentos, a fim de melhorar a gestão desses pacientes e sua adesão ao tratamento. Visto que o cuidado farmacêutico exige uma oportuna atenção, o uso das tecnologias ao seu favor, demonstra um impacto significativo na atenção básica à saúde. O que conclui que a facilitação de seus serviços viabiliza diferentes áreas da saúde, em especial os serviços farmacêutico, onde estudos mostraram como a eficácia dessas implementações demonstra melhora até mesmo na adesão e na prática do cuidado farmacêutico, priorizando sempre a saúde do paciente.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias para saúde; Tecnologias na atenção primária; Atenção Primária; Farmácia; Cuidado farmacêutico; Atenção Farmacêutica
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Trabalhos experimentais
Voltar Download

A II Mostra Cietífica do Curso de Farmácia foi realizado de modo presencial no dia 30 de outubro de 2024, no auditório do Bloco K, campus Taguatinga-DF da Universidade Católica de Brasília.

 

Os trabalhos foram submetidos em três modalidades: 

 

  1.     Trabalhos experimentais: nesta categoria entra trabalhos no qual houve um meio de técnicas de coleta e análise de dados, podendo ser trabalhos desenvolvidos em laboratórios, envolvendo pessoas, grupos ou instituições.
  2.     Revisão Integrativa: nesta categoria entra trabalhos teóricos a estilo de uma revisão bibliográfica, no qual é recrutado diferentes estudos independents sobre uma temática.
  3.     Relato de caso e/ou Relato de Experiência: nesta categoria entra os trabalhos que descrevem casos de pacientes, doenças ou situações interessantes que apresentem algum aspecto original, incluindo descrição de casos raros, comportamentos atípicos, ocorrência de evento adverso não descrito com o uso de terapêutica, assim como vivência acadêmica e/ou profissional.

Os trabalhos aprovados foram apresentados na seguinte modalidalidade: apresentação oral, pôster.

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação oral: 

  1. Determinação do Perfil de Uso e Descarte de Medicamentos: um estudo experimental
  2. UNODC NA PCDF: POLÍTICA GLOBAL ANTIDROGAS E QUALIDADE DOS LABORATÓRIOS FORENSES
  3. Beneficios do uso de tecnologias no cuidado farmacêutico desenvolvido na atenção basica a saude

 

Os trabalhos premiados como Menção Honrosa para apresentação pôster: 

  1. Alvos farmacológicos inspiradora no exercício: O papel da bioinformática
  2. Evidências qualitativas sobre servições farmacêuticos clínicos hospitalares
  3. Atuação do farmacêutico na conscientização e redução do uso indiscriminado de psicotrópicos

 

O evento contou com com trabalhos produzidos pelos discentes da Univerisdade Católica de Brasília (UCB) e pela Universidade de Brasília (UnB). 

  • Trabalhos experimentais
  • Revisão Integrativa
  • Relato de caso e/ou Relato de Experiência

Comissão Organizadora

VIVIANE CORREA DE ALMEIDA FERNANDES

Comissão Científica

 

Viviane Corrêa de almeida Fernandes 

Jessica Mycaelle da Silva Barbosa

Wendell Iury Robles Marques Rocha

Héllen Cristina Almeida de Castro Alves 

Rafael Lavarini dos Santos 

Taynah Oliveira Martins 

Alessandra Godoi Cardoso Kostopoulos 

Heidi Luise Schulte 

Aline Cabral Braga de Medeiros

Lara Nascimento Leal 

Giselle Veras Lucena Vieira 

Pedro Juan Ribeiro Calisto dos Santos 

Athamy Sarah de Paula Cruz

Natália Elisabeth Kruklis

Lucas Magedanz 

Samara Haddad Simões Machado

Mary Audeny Torres Paulino

João Nicanildo Bastos dos Santos 

 

Viviane Corrêa de Almeida Fernandes

e-mail: viviane.fernandes@p.ucb.br