O presente trabalho tem por objetivo compartilhar, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), edição 2024-2026, uma proposta direcionada aos estudantes do Núcleo de Estudos de Línguas (NEL) da Escola Estadual Joaquim Távora (Escola de Referência em Ensino Médio), no município de Recife-PE, especificamente em Língua Espanhola. A proposta consistiu em levar os aprendizes a construir o conceito de sustentabilidade socioambiental, por meio de seus próprios conhecimentos prévios, e a estabelecer uma relação com os povos originários do continente americano, particularmente com o povo Nasa, por intermédio do processo de ensino e aprendizagem em língua estrangeira (LE) que, em nosso caso, trata-se do Espanhol. A metodologia adotada neste artigo se constrói com base nas leituras e reflexões de referências teóricas de cunho qualitativo relacionadas à temática em pauta. Como alguns dos resultados obtidos, podemos indicar que os alunos chegaram a refletir e a discutir sobre a indissociabilidade entre os conceitos de cultura e de natureza em relação ao pensamento ocidental, que os concebem sob um ponto de vista dicotômico, bem como expressaram elementos da cultura da comunidade Nasa e da natureza enquanto universos interdependentes por meio da arte visual: a pintura.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica