RELIGIOSIDADES EM DIÁLOGO: FREVO PATRIMÔNIO IMATERIAL E MANIFESTAÇÕES CARNAVALESCAS

  • Autor
  • Maria Thereza T. de Lima Soares
  • Co-autores
  • Luciana Xavier Viana
  • Resumo
  •  

    O projeto tem como principal objetivo investigar a religiosidade presente nas manifestações culturais de Pernambuco, contribuindo para a compreensão e valorização desse patrimônio imaterial. A proposta parte da perspectiva da Educação Patrimonial, entendendo a religiosidade como elemento fundamental na formação identitária e no fortalecimento do respeito à diversidade cultural. Essa pesquisa está alinhada ao subprojeto “Religiões e religiosidades na sala de aula: conhecendo as práticas da minha região e debatendo suas contribuições no ensino de História”, desenvolvido no âmbito do PIBID/UFPE, sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Julião da Silva e supervisão da Profª Luciana Xavier Viana. A iniciativa vem sendo executada na EREM Santos Dumont, localizada no Recife, onde busca-se promover, em sala de aula, discussões sobre religiosidades e cosmologias a partir da ótica das coexistências e dos entrelaçamentos culturais. Dessa forma, o projeto contribui para a valorização do patrimônio cultural, reforça os vínculos identitários e incentiva o respeito às diferenças.

     

  • Palavras-chave
  • Religiosidade, Educação Patrimonial, Cultura de Pernambuco
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica