O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO FOLCLORE EUROPEU: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO POR MEIO DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Taís da Silva Teixeira Vidal
  • Co-autores
  • Evelyn Almeida Silva , Everton Allan da Silva Rodrigues , Irene da Silva Burity , Marcelo Augusto Mesquita da Costa
  • Resumo
  •  

    Resumo: O ensino da língua inglesa no ensino fundamental enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à valorização da educação cultural e ao envolvimento dos estudantes em práticas pedagógicas que vão além da simples memorização de estruturas linguísticas. Nesse sentido, o trabalho “O ensino de língua inglesa a partir do folclore europeu: uma proposta de valorização por meio de multiletramentos no ensino fundamental” buscou articular elementos do folclore europeu e brasileiro ao processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a interculturalidade e a formação crítica dos discentes, ao mesmo tempo em que valorizou os conhecimentos prévios dos alunos e promoveu o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, escuta, fala e criatividade. A proposta metodológica consistiu em uma oficina pedagógica com turmas de 6º e 7º ano, estruturada a partir de atividades interativas baseadas no método comunicativo. O percurso incluiu introdução temática, leitura mediada por glossário, exibição de vídeos, dinâmicas lúdicas e a criação de personagens híbridos, oriundos da fusão de tradições folclóricas distintas. Essa abordagem possibilitou maior envolvimento dos alunos, ampliando seu repertório linguístico e cultural. O trabalho fundamentou-se em Bhabha (1998), Hall (2001), Rojo e Barbosa (2015) e Cope e Kalantzis (2000), que destacam a centralidade da cultura na constituição das identidades e na aprendizagem de línguas, além de enfatizarem a importância dos multiletramentos para a inserção de diferentes linguagens, mídias e culturas no contexto escolar. Observou-se engajamento significativo dos estudantes, que demonstraram curiosidade cultural e expansão do vocabulário em língua inglesa. Para os bolsistas do PIBID, a experiência revelou-se formativa, evidenciando a relevância de práticas pedagógicas sensíveis à realidade sociocultural dos discentes. Conclui-se que a integração do folclore ao ensino da língua inglesa, mediada pelos multiletramentos, configura uma estratégia eficaz para promover aprendizagens críticas, contextualizadas e culturalmente significativas.

     

  • Palavras-chave
  • Folclore europeu, ensino de língua inglesa, multiletramentos, interculturalidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica