FANNY E FAUSTO: UMA NUTRIÇÃO ESTÉTICA NO PIBID TEATRO - UFPE

  • Autor
  • João Fernando Ferreira Bonfim da Silva
  • Co-autores
  • Viviana Luiza Borchardt
  • Resumo
  • Este trabalho consiste em um relato de experiência referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Teatro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cujas atividades foram desenvolvidas em parceria com a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Beberibe, localizada na Zona Norte do Recife - PE, durante os dois primeiros trimestres de 2025. Desta forma, estabelece-se uma integração entre universidade e escola, abrangendo sete turmas do Ensino Médio - quatro de primeiro ano e três de segundo ano - cada uma com mais de 40 estudantes. Atendendo estas turmas na EREM Beberibe, atuam sete bolsistas do subprojeto, que, organizados em duplas ou individualmente, conduzem aulas de Teatro, promovendo a integração entre teoria e prática teatral no processo de ensino-aprendizagem, enquanto professores em formação. Este estudo tem como objetivo contribuir para a reflexão e a inovação de práticas pedagógicas, focando na apresentação de uma experiência de nutrição estética teatral para estudantes que não tiveram contato prévio com Teatro, seja como espectadores ou praticantes, a fim de aproximá-los da linguagem teatral e do direito ao acesso à Arte. Neste caso, um quadro cômico unindo dois universos, o do autor Karl Valentin e William Shakespeare, foi a nutrição promovida para três das turmas da escola. Veremos que com a Nutrição Estética é possível alcançar os objetivos de ensino e aprendizagem em Teatro na escola, apresentando-se como uma possibilidade de conquista dos estudantes para a linguagem teatral e de efetivação desta como uma área de conhecimento também pertencente à escola.

  • Palavras-chave
  • Pibid; Teatro; Nutrição Estética; Pedagogia do Teatro
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica