O presente relato de experiência descreve a vivência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Letras–Libras da Universidade Federal de Pernambuco, no que tange o planejamento e execução de um minicurso de Libras Tátil destinado a pessoas cegas e com baixa visão. A proposta surgiu a partir da constatação de barreiras comunicacionais entre docentes surdos e cegos no Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife - CAEER, cenário que evidenciou a relevância de criar estratégias pedagógicas inclusivas voltadas à superação dessas dificuldades. O objetivo principal foi favorecer a comunicação entre esses profissionais por meio da Libras Tátil, promovendo a integração entre os diferentes centros da instituição e contribuindo, ao mesmo tempo, para a formação acadêmica e prática dos licenciandos envolvidos. A metodologia adotada seguiu uma abordagem qualitativa e descritiva, levando em consideração a necessidade de descrever os fatos e interpreta-los a luz da a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 e da teoria da pedagogia dialógica presente em Freire (1996). Os resultados apresentam os avanços significativos na interação entre surdos e cegos, bem como para o fortalecimento da aprendizagem colaborativa, marcada pelo engajamento dos participantes e pelo interesse em aprofundar os conteúdos. As adaptações realizadas ao longo das aulas, a partir de feedbacks constantes, reforçaram a importância de práticas flexíveis e responsivas. Conclui-se que o minicurso contribuiu de forma relevante para a promoção da comunicação inclusiva no espaço educacional e evidenciou o papel do PIBID como fomentador da reflexão crítica, da experimentação docente e do desenvolvimento de estratégias inovadoras.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
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MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
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