EXPLORAR, CRIAR E DANÇAR: experiências a partir dos princípios de Rudolf Laban no 6° ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da UFPE.

  • Autor
  • Cássia Evelyn Silva Coêlho
  • Co-autores
  • Bruno Augusto Pereira Bernardo , Aline Maria Barros Carneiro , Anastácia Schroeder , Erison Lucas Miranda da Silva , Larissa Verbisck Alcântara Bonfim
  • Resumo
  • O presente artigo analisa as vivências das aulas de Dança desenvolvidas com estudantes do 6º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp/UFPE), no âmbito do PIBID – Dança. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições de Rudolf Laban para o ensino da Dança no contexto escolar, considerando a potencialidade criativa dos(as) estudantes. A pesquisa foi conduzida a partir das intervenções didáticas planejadas e executadas por cinco bolsistas, sob a supervisão da docente responsável, Larissa Bonfim. As propostas, desenvolvidas a partir da abordagem labaniana com foco nas ações corporais, estimularam processos autônomos e colaborativos, permitindo que os(as) estudantes se compreendessem criadores(as) suas próprias danças. Os resultados apontam que a presença dos princípios de Laban no currículo escolar revela-se como uma estratégia relevante na articulação de aspectos técnicos, expressivos e reflexivos, favorecendo aprendizagens significativas. Dessa forma, o ensino demonstra potencial para promover experiências formativas integradoras, nas quais a Dança é entendida como linguagem artística, área de conhecimento e prática social.

  • Palavras-chave
  • Dança, educação básica, Rudolf Laban, Colégio de Aplicação, ações corporais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica