O presente artigo analisa as vivências das aulas de Dança desenvolvidas com estudantes do 6º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp/UFPE), no âmbito do PIBID – Dança. O estudo tem como objetivo investigar as contribuições de Rudolf Laban para o ensino da Dança no contexto escolar, considerando a potencialidade criativa dos(as) estudantes. A pesquisa foi conduzida a partir das intervenções didáticas planejadas e executadas por cinco bolsistas, sob a supervisão da docente responsável, Larissa Bonfim. As propostas, desenvolvidas a partir da abordagem labaniana com foco nas ações corporais, estimularam processos autônomos e colaborativos, permitindo que os(as) estudantes se compreendessem criadores(as) suas próprias danças. Os resultados apontam que a presença dos princípios de Laban no currículo escolar revela-se como uma estratégia relevante na articulação de aspectos técnicos, expressivos e reflexivos, favorecendo aprendizagens significativas. Dessa forma, o ensino demonstra potencial para promover experiências formativas integradoras, nas quais a Dança é entendida como linguagem artística, área de conhecimento e prática social.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica