PERGUNTAS PARA MOVER: performances afro-indígenas na Semana da Dança para dissolução de um currículo eurocêntrico

  • Autor
  • Bruno Cauet da Silva
  • Co-autores
  • Ana Clara Soares da SIlva , Edson de Lima Bezerra Júnior , Larissa Verbisk Alcântara Bonfim
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre modos de performar no contexto escolar, tomando como ponto de partida práticas negras e indígenas que, mais do que danças, se apresentam como dispositivos pedagógicos, capazes de tensionar e dissolver um currículo que insiste em ser eurocêntrico. A escrita aqui se move em chave poetnográfica, buscando não apenas descrever, mas também fazer sentir as pulsações, as frestas e os deslocamentos que emergem nos corpos em movimento. A partir da análise das experiências na Semana da Dança do Colégio de Aplicação da UFPE, protagonizada pelos(as) bolsistas do PIBID-Dança orientados(as) por sua supervisora, discute-se as possibilidades de instaurar outras temporalidades e sensibilidades no espaço escolar: dançar não como espetáculo a ser consumido, mas como processo compartilhado, onde quem dança também assiste, e quem assiste é convidado a dançar. Nesse atravessamento, evidencia-se a urgência de não hierarquizar danças, mas de reconhecê-las em sua pluralidade, como corpos e saberes que desestabilizam o olhar único e convocam à escuta do diverso. As reflexões dialogam com a Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da educação básica, ressaltando a necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, decoloniais e abertas ao que pulsa na diversidade cultural.

  • Palavras-chave
  • Arte-educação; Currículo; Dança; Decolonialidade; Performance.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica