Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em 2025, com foco na recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maurício de Nassau, localizada no bairro Alto do Mandu, em Recife-PE. A proposta foi desenvolvida por bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e orientada pela professora supervisora da escola. A sequência didática teve como objetivo geral desenvolver as habilidades de oralidade, leitura, produção textual e ortografia, promovendo situações significativas de comunicação, interpretação e construção de sentidos. As ações priorizaram o estímulo à criatividade, a ampliação do vocabulário e a compreensão dos diferentes gêneros textuais, contribuindo para a autonomia leitora e o uso adequado das convenções ortográficas. Nesta comunicação destacamos a experiência vivenciada no trabalho com os eixos de oralidade e ortografia. Esses eixos foram trabalhados por meio de atividades lúdicas e interativas, com base em obras literárias infantis como "Não Confunda", de Eva Furnari, e "Histórias que o Povo Conta", de Ricardo Azevedo. A experiência revelou avanços na expressividade oral dos estudantes, maior domínio ortográfico e participação ativa nas propostas pedagógicas.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica