Este artigo tem como objetivo analisar de maneira reflexiva os desafios e as oportunidades para a construção de uma pedagogia de fato inclusiva, através de uma imersão do cotidiano de uma turma multisseriada (primeiro ao terceiro anos do Ensino Fundamental), turma bilíngue para surdos, composta por estudantes Surdos, e com outras deficiências, em uma escola da rede municipal do Recife, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPE 2024). A construção do mesmo é fundamentada numa análise qualitativa e de pesquisa-ação, onde além de investigarmos e discutirmos os fenômenos sociais do referido espaço escolar, também participamos buscando promover melhorias no processo de letramento dos estudantes da turma. Como resultado, foi possível verificar avanços significativos no engajamento dos estudantes, no fortalecimento da Libras como primeira língua e na ampliação das oportunidades de aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, ao mesmo tempo em que se destacou o papel do PIBID como catalisador da articulação teoria-prática e como espaço de formação de docentes mais críticos e reflexivos.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica