AMEFRICANIDADE E MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NA AMÉRICA LATINA: METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE ESPANHOL PELO VIÉS DA INTERCULTURALIDADE

  • Autor
  • Bárbara Nathália Oliveira da Rocha
  • Co-autores
  • Aline Accioly Correia , Fabiele Stockmans De Nardi Sottili , Maria Helena Norberto da Silva
  • Resumo
  • O subprojeto “Amefricanidade e Movimentos Migratórios na América Latina: Metodologias Inovadoras para o Ensino de Espanhol pelo Viés da Interculturalidade”, desenvolvido no âmbito do PIBID de Letras – Espanhol da UFPE, propõe práticas pedagógicas inovadoras que articulam teoria e prática, tendo a interculturalidade crítica como eixo central. Fundamentado na noção de Amefricanidade (Gonzalez, 1988), que valoriza as heranças afrodescendentes e indígenas na América Latina, o projeto busca promover uma educação antirracista, inclusiva e socialmente engajada.

    As atividades ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio Cândido Duarte (Recife-PE), com turmas do 2º ano, e incluíram oficinas temáticas, rodas de conversa, aulas de campo, debates e atividades colaborativas. Foram utilizados recursos diversos, como QR Codes interativos, análise de textos literários (Carolina Maria de Jesus e Teresa Cárdenas), práticas de tradução e escrita criativa, além de materiais audiovisuais.

    Destaque-se a oficina “Expresiones interculturales y Amefricanidad”, estruturada em três momentos: apresentação teórica, contextualização conceitual e dinâmica coletiva. Os alunos exploraram expressões culturais e linguísticas de países como Brasil, Colômbia e Cabo Verde, reconhecendo marcas da presença negra e indígena na língua e na cultura latino-americana. As atividades estimularam debates sobre identidade, racismo estrutural e pertencimento, promovendo engajamento e participação ativa.

    Os resultados indicam avanços na formação crítica e intercultural dos estudantes, que passaram a relacionar conteúdos acadêmicos com suas vivências e a compreender a língua como prática de resistência e diálogo. A articulação entre teoria (Gonzalez, bell hooks, Paulo Freire) e prática reforçou a importância de metodologias que valorizem a pluralidade de saberes e promovam a justiça social.

    O subprojeto demonstra que o ensino de espanhol pode extrapolar abordagens tradicionais, consolidando-se como ferramenta de empoderamento, valorização cultural e formação de sujeitos críticos, empáticos e conscientes de seu papel social.

  • Palavras-chave
  • Amefricanidade; interculturalidade; latinos; Pibid
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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