Este estudo tem como objetivo principal compreender as formas como os processos de ensino e aprendizagem se expressam na prática, levando em conta a dinâmica das salas bilíngues, a relação com as famílias e a diversidade de percursos escolares dos estudantes. O estudo destaca o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma abordagem pedagógica capaz de eliminar barreiras e valorizar a diversidade. O trabalho foi desenvolvido em uma sala de aula bilíngue para surdos, onde foram analisadas as interações e o desenvolvimento linguístico de três alunos surdos com perfis distintos, que, neste trabalho, serão identificados como Aluno 1, Aluno 2 e Aluno 3, cada um com características próprias que influenciam sua trajetória escolar. Para tanto, foram feitas observações em sala, as quais foram registradas em um diário de bordo para posterior análise. Os dados revelaram que o desenvolvimento de cada aluno varia significativamente, dependendo de fatores como o tempo de exposição à Libras, o envolvimento familiar e as estratégias pedagógicas utilizadas. O aluno 2, por exemplo, demonstrou maior facilidade de adaptação devido à alta familiaridade com a Libras e ao apoio ativo da mãe. Por outro lado, o aluno 1 enfrenta desafios comportamentais e de socialização, o que reforça a necessidade de estratégias individualizadas e estruturadas. Quanto ao aluno 3, ele também mostrou avanço significativo com o suporte adequado. Além disso, a pesquisa demonstrou que o envolvimento da família é um fator essencial para o sucesso da educação bilíngue e o desenvolvimento global das crianças.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica