DANÇA NO ENSINO DE ARTES: ESPAÇOS E POSSIBILIDADES

  • Autor
  • José Roberto do Nascimento Junior
  • Co-autores
  • Gabriela Cristina Barbosa de Moura , José Paulino do Espírito Santo Silva , Nayara Vieira Silva , Rafaela Maria da Silva Botelho Tavares
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta as experiências desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFPE), na Escola Estadual de Abreu e Lima (PE), com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, entre abril e agosto de 2025, no componente curricular Artes. A pesquisa-ação parte do desafio de ensinar dança em uma instituição com espaço físico reduzido e ausência de infraestrutura adequada, o que exige metodologias criativas para superar limitações e potencializar o processo de ensino-aprendizagem. A partir da observação inicial e posterior regência, foram experimentadas estratégias de aproveitamento do espaço da sala de aula, com reorganização do mobiliário e dinâmicas em pequenos grupos. Essas práticas, fundamentadas na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (fazer, fruir e contextualizar) e nos estudos do movimento de Rudolf Laban, possibilitaram a integração entre teoria e prática, ampliando as formas de expressão corporal e a leitura crítica dos estudantes sobre a dança. A turma, composta por 28 alunos, demonstrou participação ativa, embora marcada por diferenças de gênero, agitação e baixa adesão às atividades escritas. O engajamento nas práticas corporais, entretanto, revelou avanços significativos, como maior cooperação, capacidade de apreciação e reflexão crítica, inclusive sobre temas como corpo deficiente na dança. Os resultados evidenciam que, mesmo em contextos adversos, a dança pode ser vivenciada como experiência estética e formativa, promovendo inclusão, diálogo e protagonismo estudantil. Além disso, destaca-se o impacto positivo da continuidade das ações, não apenas para o aprendizado artístico, mas também para o fortalecimento de vínculos socioemocionais entre alunos, escola e comunidade. Assim, o trabalho reafirma a relevância do ensino de dança no currículo escolar, apontando caminhos para a construção de práticas pedagógicas significativas em espaços limitados, mas férteis de possibilidades.

     

     

  • Palavras-chave
  • Dança; Ensino de Artes; PIBID; Educação Básica; Espaço escolar.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica