Este trabalho integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, dentro do projeto coordenado pela professora Dra. Siane Gois Cavalcanti Rodrigues (UFPE), intitulado “Produção de texto na Educação Básica: caminhos entre a escola e a universidade”. A experiência foi realizada na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, em Recife, com uma turma do 3º ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Design Gráfico. O objetivo foi desenvolver um projeto de letramento por meio dos gêneros artigo de opinião e carta aberta, com foco na temática da saúde mental em tempos de vestibular. A proposta surgiu da escuta das angústias dos estudantes diante das pressões acadêmicas e emocionais do último ano escolar. A fundamentação teórica baseou-se em Bazerman (2006),Oliveira (2022) e Reichmann (2019), que tratam da linguagem como prática social, dos gêneros como formas de ação e dos projetos de letramento como instrumentos pedagógicos para a formação crítica. A metodologia combinou leitura, oralidade e escrita, com rodas de conversa, análise de textos argumentativos, produção colaborativa e socialização dos textos dos alunos. Adotou-se também um olhar etnográfico sobre o ambiente escolar, considerando espaço físico, gestão e perfil dos estudantes no planejamento das ações. Os resultados mostraram que, ao abordar uma temática próxima à realidade dos alunos, é possível mobilizar afetos, incentivar o protagonismo juvenil e promover uma escrita autoral e reflexiva. A produção textual sobre saúde mental se configurou como oportunidade de escuta e expressão subjetiva, reafirmando a escola como espaço de acolhimento e à docência como prática dialógica. Nesse contexto, ensinar a escrever torna-se também um ato de existir, resistir e cuidar de si e dos outros por meio da linguagem.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica