As lutas, entendidas como disputas que envolvem técnicas e estratégias de ataque e defesa, podem variar desde brincadeiras simples, como a guerra de braço, até práticas complexas, como jiu-jitsu, capoeira e esgrima, sendo sempre regulamentadas para evitar violência e deslealdade. Apesar de contempladas na BNCC como parte das competências da Educação Física no ensino fundamental, sua abordagem nas escolas frequentemente é superficial ou mesmo inexistente, devido à falta de formação continuada dos professores, escassez de recursos didáticos e ausência de materiais integrados aos currículos. Como possibilidade de enfrentamento desse desafio, propõe-se o jogo de tabuleiro Fight Nerds, que, fundamentado em metodologias ativas, integra aspectos históricos, conceituais e procedimentais por meio de dinâmicas lúdicas com tabuleiro, peões, cartas e dados, promovendo aprendizagens motoras, cognitivas e sociais. Assim, configura-se como um recurso inovador capaz de ressignificar o ensino das lutas, tornando-o mais significativo e afetivo para os estudantes e apoiando a prática pedagógica dos docentes de Educação Física.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica