A DANÇA E SEUS DESAFIOS NO CHÃO DA ESCOLA ESTADUAL DE ABREU E LIMA: EXPERIÊNCIAS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

  • Autor
  • José Roberto do Nascimento Junior
  • Co-autores
  • Bruna Letícia Souza Leite , Divone Nery da Paixão Fonseca , Maria Luiza França Tavare , Mariana Furtado Bartz
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta reflexões e experiências vivenciadas no âmbito do PIBID Dança (UFPE), desenvolvido na Escola Estadual de Abreu e Lima (PE). A pesquisa parte da compreensão da dança como linguagem artística, política e cultural, capaz de ampliar horizontes pedagógicos e promover inclusão, apesar dos desafios estruturais e sociais do contexto escolar. Com base em uma abordagem qualitativa, o estudo articula observação e prática docente, evidenciando a relevância da relação professor-aluno e da escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico se apoia em Marques e Brazil (2014), que defendem a dança como experiência crítica e criativa; em Lopes (2011), sobre a importância da mediação e do vínculo pedagógico; e em Boaventura de Sousa Santos (2003), ao pensar a escola como espaço democrático e de reconhecimento das diferenças. Durante a atuação, constatou-se que a dança na escola ainda é, muitas vezes, reduzida a apresentações em datas comemorativas, desconsiderando seu potencial formativo. Além disso, observou-se a persistência de práticas discriminatórias, sobretudo contra alunos neurodivergentes, revelando a urgência de discutir inclusão e respeito à diversidade no chão da escola. Nesse sentido, a dança se apresenta como ferramenta potente para problematizar preconceitos, legitimar saberes corporais e ampliar a reflexão estética, política e poética no currículo escolar. As limitações de infraestrutura, como ausência de espaços adequados para práticas corporais, também se destacaram como barreiras, exigindo criatividade pedagógica e estratégias de adaptação. Ainda assim, identificaram-se impactos positivos na comunidade escolar, fortalecendo vínculos e promovendo maior engajamento estudantil Conclui-se que a dança, no ambiente escolar, deve ser compreendida para além da técnica, como prática sensível, inclusiva e transformadora, capaz de contribuir para a formação crítica e plural dos estudantes.

     

  • Palavras-chave
  • Dança; Educação Básica; Inclusão; PIBID; Arte e diversidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
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ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
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  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

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