FRUTOS PEDAGÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO PIBID NO CAp-UFPE

  • Autor
  • Beatriz Barros Lima do Nascimento
  • Co-autores
  • Clarissa Belarmino Machado
  • Resumo
  • Esse artigo é um resumo descritivo sobre a primeira ação didático-pedagógica através do programa PIBID, realizada no CAp-UFPE, entre fevereiro e maio de 2025. O trabalho surgiu com o conteúdo temático do mês, Abril Indígena, sendo proposto semanalmente, para turma do 7º ano do ensino fundamental, composta por 30 alunos, no laboratório de Artes. Com a participação de quatro licenciandas em Artes Visuais do PIBID, a supervisora do Programa e o apoio teórico da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, objetivamos explorar o conteúdo programado de forma interdisciplinar, integrando conteúdos de matemática, literatura, geografia, botânica e artes para explorar a biodiversidade brasileira desenvolvendo atividades práticas com desenho contemporâneo, atividades reflexivas como a leitura crítica do Livro das Árvores (parte do projeto A natureza segundo os Ticuna) como também a apreciação estética dos livros de botânica para ampliação de repertório imagético. Fruto dessas atividades, coletivamente construímos um mural em formato de infográfico. Definimos como recorte temático Árvores frutíferas brasileiras, selecionando 8 tipos de árvores para o desenho de suas respectivas folhas. Cada aluno(a) produziu 4 folhas distintas, resultando em uma produção de 120 desenhos, organizados como a vista superior de uma copa de árvore e um livreto com informações de cada espécie, incluindo recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Embora uma avaliação formal não tenha sido feita, a partir das produções e discussões em sala de aula, especulamos que a postura investigativa sobre desenho contemporâneo aliado a temáticas ambientais, possa amadurecer a conscientização e o respeito ao rico ecossistema brasileiro, cultivando o pensamento crítico sobre os nossos modos de ver e viver. Dessa forma, reconhecemos a mútua importância do ensino da arte e da ciência como estratégia de aprendizagem para reforçar a atenção, motivar a relação do homem com a natureza, além de despertar a curiosidade a imaginação. 

  • Palavras-chave
  • PIBID; artes visuais; ciências; interdisciplinaridade; desenho.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica