Este estudo investigou o uso de tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas no 3º ano do Ensino Fundamental, visando à aprendizagem significativa e ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e digitais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola da rede municipal do Recife, por meio de observações semanais durante três meses, envolvendo 25 estudantes, incluindo alunos público-alvo da educação especial. Observou-se que a docente integra recursos como televisão, chromebooks e plataformas digitais, destacando-se o uso de jogos educativos no Padlet. As atividades digitais motivaram os alunos, estimularam a participação ativa e favoreceram habilidades cognitivas e socioemocionais, como cooperação, autonomia e resolução de problemas. O apoio de professores e bolsistas do PIBID foi essencial para garantir a inclusão dos estudantes com deficiência. Conclui-se que o uso planejado de tecnologias, aliado à mediação docente, amplia o engajamento, promove a inclusão e fortalece a cultura digital desde os anos iniciais, em consonância com a BNCC e as DCNs.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica