A presente pesquisa analisa comparativamente as experiências institucionais e de sala de aula observadas a partir das vivências dos/as discentes do PIBID Interdisciplinar de Ciências Sociais e Pedagogia da UFPE na disciplina de sociologia. Foram considerados para a comparação: as dimensões organizacionais, a relação com o conhecimento e a relação professor(a)-aluna(o) em sala de aula. A pesquisa foi conduzida a partir da observação de campo e participativo e análise documental em escolas públicas estaduais de ensino médio regular e no Instituto Federal de Pernambuco. Os resultados indicam alguns aspectos diferenciais relevantes com repercussão tanto sobre a relação com a forma de transposição de conhecimento como na relação professor(a)-aluna(o), que repercutem a forma de organização institucional, bem como, em regra, o nível de especialização docente: no ensino médio regular, nem sempre encontramos um(a) professor(a) formado(a) especificamente em sociologia, ao passo que, rigorosamente, no IFPE, apenas as(os) professores formadas(os) no campo podem lecionar, estabelecendo uma estrita divisão de competências; no ensino médio regular, o programa de aula compreende todo um ano letivo e apresenta maior flexibilidade de conteúdo ao passo que, no IFPE, o programa é semestral e intercalado com a disciplina de filosofia, dividido em quatro ementas que orientam os conteúdos a serem abordados; na forma ou modalidade de transposição de conteúdo, no ensino regular, ocorre uma maior diversificação metodológica, ao passo que, no IFPE, subsiste uma visão de ensino e aprendizagem que prioriza o protagonismo da(o) aluna(o), com ênfase sobre a proposta de realização de seminários pelos(as) alunos(as). Disso resulta formas bastante distintas de intervenção pedagógicas, que repercutem a organização, a competência e a intencionalidade pedagógica entre o ensino médio estadual regular e o ensino técnico federal, especialmente no que tange a disciplina de sociologia.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica