A ATIVIDADE PERMANENTE DA LEITURA DELEITE COMO INSERÇÃO DA PRÁTICA LEITORA.

  • Autor
  • Camilla Gomes dos Santos
  • Co-autores
  • Camile Vitória da Silva , Eliana Borges Correia de Albuquerque , Fabiana Maria dos Santos Silva , Thaísa Fátima Alves Silva
  • Resumo
  • O presente relato descreve a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de alunos do 1° ano dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Recife. O projeto que norteou e nomeou o trabalho, “Mais uma história para a nossa memória”, foi nomeado pelos próprios estudantes e tiveram leituras deleites ministradas pelas bolsistas do programa, com obras retiradas do acervo literário da biblioteca da escola. A referida proposta tem por finalidade o acréscimo do repertório literário e uma inserção dos estudantes como leitores através das mediações literárias das pibidianas. A prática de contação de histórias é uma prática milenar, presente em diversos contextos da evolução humana. Sendo assim, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, afetivo, identitário, social e cultural das crianças. Diversos estudos (Bettelheim, 1980; Coelho, 2001; Machado, 2004: Sisto, 2012), denotam sobre a importância de proporcionar essas vivências durante a infância, visando a aprendizagem e interação social. Em concordância, Soares (2020) atribui ao processo de alfabetização em viés do letramento um aprofundamento de práticas sociais e leitura de textos reais, devido isso foram escolhidos e aplicados em sala livros que tinham relação com faixa etária, temas trabalhados em sala, avanços de habilidades e contextos sociais. De acordo com Bettelheim (1980), no livro “A Psicanálise dos Contos de fadas”, os contos de fadas ajudam as crianças a lidarem com sentimentos como: medo, angústia, inveja, luto, conflitos internos, entre outros presentes e em construção nessa fase, pois as narrativas revelam, inconscientemente, uma compreensão do mundo e o nosso papel nele. Foram realizadas entrevistas com os alunos, coletando resultados que foram alcançados devido a atividade permanente da leitura deleite. Os resultados foram positivos: os alunos começaram a ter mais desejo por leitura, liam em casa e pegavam empréstimos de livros na biblioteca escolar.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, leitura literária, PIBID
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
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ISBN  978-65-01-82058-3 

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