Estabelecer uma relação com o universo literário possibilita que a criança aprimore sua linguagem e amplie seu repertório textual, propiciando a escolarização literária e a inserção social do estudante no mundo. Dessa maneira, torna-se imprescindível a existência de um cantinho de leitura nas salas de aula e da leitura diária feita por um mediador, proporcionando e estimulando o letramento dos estudantes. O presente relato busca compreender a importância do cantinho de leitura no desenvolvimento da fluência leitora, além de sua relevância no processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, através da experiência vivida no PIBID (Programa de Iniciação à Docência) em uma turma de 2° ano da rede municipal do Recife. Consoante Soares (2003), reflete-se que letrar transcende a alfabetização, no sentido de atrelar essa escrita e a leitura para dentro do cotidiano do estudante. Significar a maneira como os estudantes compreendem esse mecanismo torna a aprendizagem muito mais rica e potente. Para que haja um desenvolvimento efetivo da fluência leitora das crianças, são necessárias uma série de estratégias que ultrapassem as barreiras das exigências escolares, fazendo com que a leitura se torne prazerosa e permanente no cotidiano dessas crianças.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica