A importância do cantinho de leitura no desenvolvimento da fluência leitora no ciclo de alfabetização

  • Autor
  • Julyane Victória Santana Teixeira
  • Co-autores
  • Camilly Evelin Mendonça da Silva , Eliana Borges Correia de Albuquerque , Graziele Kelly Ferreira da Silva , Vivian Florencio da Silva , Vaneide Rodrigues Gomes Barbosa
  • Resumo
  • Estabelecer uma relação com o universo literário possibilita que a criança aprimore sua linguagem e amplie seu repertório textual, propiciando a escolarização literária e a inserção social do estudante no mundo. Dessa maneira, torna-se imprescindível a existência de um cantinho de leitura nas salas de aula e da leitura diária feita por um mediador, proporcionando e estimulando o letramento dos estudantes. O presente relato busca compreender a importância do cantinho de leitura no desenvolvimento da fluência leitora, além de sua relevância no processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização, através da experiência vivida no PIBID (Programa de Iniciação à Docência) em uma turma de 2° ano da rede municipal do Recife. Consoante Soares (2003), reflete-se que letrar transcende a alfabetização, no sentido de atrelar essa escrita e a leitura para dentro do cotidiano do estudante. Significar a maneira como os estudantes compreendem esse mecanismo torna a aprendizagem muito mais rica e potente. Para que haja um desenvolvimento efetivo da fluência leitora das crianças, são necessárias uma série de estratégias que ultrapassem as barreiras das exigências escolares, fazendo com que a leitura se torne prazerosa e permanente no cotidiano dessas crianças.

  • Palavras-chave
  • Cantinho de leitura, Fluência Leitora, Leitura Literária, Ciclo de Alfabetização.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica