Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maurício de Nassau, em Recife-PE. A proposta consistiu na aplicação de duas sequências didáticas elaboradas pelas integrantes do núcleo de alfabetização, com o objetivo de reconhecer e estimular a participação dos estudantes, além de favorecer o desenvolvimento das habilidades de produção textual e leitura, de forma intencional e alinhada às necessidades da turma. O primeiro e o segundo encontro foram ancorados em livros infantis. Todos os recursos utilizados foram de confecção própria, com apoio da supervisora, que também acompanhou a execução das atividades. A experiência evidenciou que práticas lúdicas e interativas promovem engajamento, valorizam as produções dos alunos e possibilitam a aprendizagem de forma significativa. Além disso, demonstrou a viabilidade de propostas pedagógicas criativas e acessíveis, alinhadas às metas de recomposição das aprendizagens do Programa.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica