Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede municipal de Vitória de Santo Antão-PE. O objetivo foi introduzir o Sorvebol como alternativa metodológica para diversificar as aulas de Educação Física, promovendo inclusão, participação e desenvolvimento motor dos estudantes.
As atividades foram planejadas coletivamente pelos bolsistas e supervisionadas pelos professores mentores. A primeira etapa consistiu na apresentação dos materiais e explicação das regras, seguida da vivência prática. Inicialmente houve estranhamento, mas os alunos demonstraram interesse e engajamento após conhecerem a dinâmica do jogo. A prática favoreceu a socialização, a cooperação em duplas e quartetos, o respeito às diferenças e a comunicação entre os colegas.
Do ponto de vista formativo, a experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional dos bolsistas, que puderam refletir sobre a importância de práticas pedagógicas inclusivas e inovadoras. Constatou-se que o Sorvebol é um recurso eficiente para ampliar o repertório motor dos alunos, incentivar o protagonismo e tornar as aulas mais atrativas. Os resultados reforçam o papel da Educação Física como espaço de diálogo, participação e transformação, reafirmando o compromisso com uma formação docente crítica e sensível às necessidades escolares.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica