UM RELATO DE EMPODERAMENTO: O USO DOS MANIFESTOS EM E PARA ALÉM DA SALA DE AULA

  • Autor
  • Mariana Batista Gomes Trindade
  • Co-autores
  • Anabele Campos Lima , César Cauã Silva de Lima , Siane Gois Cavalcanti Rodrigues
  • Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto didático desenvolvido pelos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com os estudantes da 3º série do Ensino Médio Integrado da Escola Técnica Estadual Miguel Batista (ETEMB), localizada na Zona Norte de Recife - PE, com foco no gênero textual manifesto. Por meio de variadas atividades e interações entre os bolsistas e os alunos, foram realizadas análises de manifestos literários e não literários, de modo que os estudantes compreenderam as situações de comunicação que motivaram tais produções, o que lhes deu subsídios para planejarem e produzirem os seus próprios textos. A partir disso, foi possível realizar uma proveitosa intervenção em sala de aula, uma vez que as ações planejadas sobre as práticas de leitura e escrita foram promissoras para a compreensão geral do gênero manifesto e seu uso social para além da literatura e da sala de aula. O projeto baseia-se na concepção de linguagem como prática social (Marcuschi, 2008; Antunes, 2003) e na escolha de um projeto de letramento tendo em vista sua capacidade de intervenção na realidade (Kleiman, 2000), conforme discutido por Oliveira (2016). Trabalhando assim, o gênero manifesto, por seu potencial argumentativo e formativo, articulado à análise dos alunos quanto às suas condições socioeconômicas e culturais, contribui para a ampliação da consciência crítica. O projeto dialoga com Bazerman (2006), ao tratar os gêneros como ações sociais que ampliam a consciência e a autonomia dos alunos em contextos reais de uso de linguagem. Os resultados mostraram que os estudantes mobilizaram o gênero manifesto para os seus interesses individuais e coletivos, compreendendo que sua determinação está para além da forma, mas, basicamente, na sua função, a qual está condicionada aos usos que os sujeitos lhes dão.

  • Palavras-chave
  • PROJETOS DE LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS, MANIFESTO.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica