A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM FESTIVAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Bruna Helena Silva Batista
  • Co-autores
  • Higor de Paula Silva Barros , Matheus Rodrigo Machado da Silva , Mylenna Vanessa da Silva Aguiar , Daniel da Rocha Queiroz , Carla Caroliny de Almeida Santana
  • Resumo
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    A ludicidade configura-se como uma estratégia pedagógica essencial, capaz de transformar o ambiente escolar em um espaço mais dinâmico, motivador e participativo. Incorporada ao contexto da Educação Física, ela possibilita aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Nesse sentido, os jogos e brincadeiras, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergem como práticas que estimulam a interação, a cooperação e a criatividade, tornando-se ferramentas relevantes sobretudo no Ensino Médio, etapa marcada por desafios relacionados à motivação discente. Este relato de experiência tem como objetivo analisar as contribuições de um Festival de Jogos e Brincadeiras realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intervenção foi promovida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante a disciplina eletiva Jogos Populares, sob a supervisão docente. Participaram 20 estudantes, organizados em dois grupos, em atividades como grito de guerra, mímica, corrida do dominó, caça ao tesouro, barra-bandeira, polícia e ladrão e torta na cara. Os resultados apontaram altos índices de participação ativa, entusiasmo e persistência, embora tenham sido identificados desafios quanto à cooperação em situações competitivas. Do ponto de vista dos pibidianos, destacaram-se contribuições significativas para a formação docente, com médias elevadas para reflexão pedagógica e relevância do conteúdo escolar.Conclui-se que o Festival de Jogos e Brincadeiras contribuiu significativamente para o engajamento discente, estimulando habilidades socioemocionais, físicas e cognitivas, além de oferecer aos pibidianos uma experiência formativa que ampliou sua reflexão sobre a prática pedagógica. O estudo reforça, portanto, a importância da ludicidade como estratégia didática na Educação Física escolar, tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a formação inicial docente. 

  • Palavras-chave
  • Jogos e Brincadeiras, Ludicidade, Educação Física escolar, PIBID.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
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ISBN  978-65-01-82058-3 

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