A ludicidade configura-se como uma estratégia pedagógica essencial, capaz de transformar o ambiente escolar em um espaço mais dinâmico, motivador e participativo. Incorporada ao contexto da Educação Física, ela possibilita aprendizagens significativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Nesse sentido, os jogos e brincadeiras, previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), emergem como práticas que estimulam a interação, a cooperação e a criatividade, tornando-se ferramentas relevantes sobretudo no Ensino Médio, etapa marcada por desafios relacionados à motivação discente. Este relato de experiência tem como objetivo analisar as contribuições de um Festival de Jogos e Brincadeiras realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A intervenção foi promovida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante a disciplina eletiva Jogos Populares, sob a supervisão docente. Participaram 20 estudantes, organizados em dois grupos, em atividades como grito de guerra, mímica, corrida do dominó, caça ao tesouro, barra-bandeira, polícia e ladrão e torta na cara. Os resultados apontaram altos índices de participação ativa, entusiasmo e persistência, embora tenham sido identificados desafios quanto à cooperação em situações competitivas. Do ponto de vista dos pibidianos, destacaram-se contribuições significativas para a formação docente, com médias elevadas para reflexão pedagógica e relevância do conteúdo escolar.Conclui-se que o Festival de Jogos e Brincadeiras contribuiu significativamente para o engajamento discente, estimulando habilidades socioemocionais, físicas e cognitivas, além de oferecer aos pibidianos uma experiência formativa que ampliou sua reflexão sobre a prática pedagógica. O estudo reforça, portanto, a importância da ludicidade como estratégia didática na Educação Física escolar, tanto para a aprendizagem dos alunos quanto para a formação inicial docente.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica