Esse trabalho é um relato sobre nossa experiência como pibidianos, do curso de Teatro-Licenciatura da UFPE, desenvolvendo práticas de ensino de teatro com uma turma do Módulo V, na modalidade de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, no bairro de Dois Irmãos (Recife/PE). Em nossas dinâmicas na sala de aula, propomos a leitura e discussão da clássica dramaturgia "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, e percebemos o engajamento dos estudantes ao aproximarem a narrativa do cotidiano deles. Assim, tomando como referência a metodologia da investigação temática de Paulo Freire (1921-1997), passamos a discutir os textos dramáticos clássicos a partir dos conflitos que geram identificação com as vivências dos estudantes da EJA, promovendo nas aulas de teatro um espaço precioso de reflexão e debate construtivo, amparado por uma perspectiva crítico-dialética. Além dos escritos de Paulo Freire, esse trabalho também estabelece um diálogo com Alexandre Saul, que apresenta estudos sobre a investigação temática freireana, e Márcio Silveira dos Santos, que em seus trabalhos traz reflexões sobre o ensino do teatro em turmas da EJA. Por fim, observamos pequenas transformações provocadas pelo teatro, como uma maior autonomia dos estudantes, não só na realização das atividades propostas, mas na capacidade de fazer associações com sua realidade e saber contar suas próprias histórias.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica