Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no subprojeto de Artes Visuais. Tem como objetivo relatar a experiência de elaboração de uma versão não convencional do Jogo da Memória, criada como atividade de fixação do conteúdo sobre as vanguardas artísticas europeias, aplicado na turma do 9º ano A do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE. A escolha pela elaboração de um jogo da memória como material didático em Artes Visuais justifica-se pelo potencial do caráter lúdico em articular ensino e aprendizagem de forma significativa. Evidenciando a importância dos materiais didáticos em Artes Visuais, que não devem ser compreendidos apenas como instrumentos de transmissão de conteúdo, mas como dispositivos sensíveis capazes de provocar reflexões, despertar a curiosidade e ampliar a percepção estética dos estudantes, favorecendo assim, a aprendizagem ativa e a consolidação dos conteúdos trabalhados.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica