Jogando e Aprendendo

  • Autor
  • Vinícius Medeiros de Amorim Carvalho
  • Co-autores
  • Thamires Silva de Souza , Yasmim do Nascimento Ferreira Monteiro , Clarissa Machado Belarmino , Edson Rodrigues Macalini
  • Resumo
  • Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no subprojeto de Artes Visuais. Tem como objetivo relatar a experiência de elaboração de uma versão não convencional do Jogo da Memória, criada como atividade de fixação do conteúdo sobre as vanguardas artísticas europeias, aplicado na turma do 9º ano A do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE. A escolha pela elaboração de um jogo da memória como material didático em Artes Visuais justifica-se pelo potencial do caráter lúdico em articular ensino e aprendizagem de forma significativa. Evidenciando a importância dos materiais didáticos em Artes Visuais, que não devem ser compreendidos apenas como instrumentos de transmissão de conteúdo, mas como dispositivos sensíveis capazes de provocar reflexões, despertar a curiosidade e ampliar a percepção estética dos estudantes, favorecendo assim, a aprendizagem ativa e a consolidação dos conteúdos trabalhados. 

     

  • Palavras-chave
  • jogo da memória, vanguardas, material didático, artes visuais
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica