Do bloqueio criativo à superação: A construção de processos criativos com os estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE

  • Autor
  • Alessandro José da Silva
  • Co-autores
  • Clarissa Machado Belarmino
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência docente vivenciada com a turma do 9º ano do Colégio de Aplicação da UFPE. Os bloqueios criativos apresentados durante o processo de criação levaram à elaboração de estratégias didáticas como o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como processo metodológico e Fayga Strower como fundamentação teórica voltada para a construção do processo criativo. A iniciativa pedagógica e reflexiva partiu da inquietação diante das dificuldades e bloqueios criativos relatados pelos estudantes durante as aproduções artísticas, muitas vezes associadas a exigencia figurativas e técnicas tradicionais. A arte conceitual, como abordagem temática e contemporânea, foi o caminho significativo para a superação dessas resistências, permitindo aos estudantes desapegar da preocupação técnica e experimentar novas formas de criação. O processo enfatiza mudanças pedagógicas capazes de ampliar a confiança e a liberdade criadora dos alunos nas aulas de arte.

  • Palavras-chave
  • Experiência docente, estratégias didáticas, arte conceitual, , bloqueios criativos, superação criativa
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica