O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência docente vivenciada com a turma do 9º ano do Colégio de Aplicação da UFPE. Os bloqueios criativos apresentados durante o processo de criação levaram à elaboração de estratégias didáticas como o uso da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como processo metodológico e Fayga Strower como fundamentação teórica voltada para a construção do processo criativo. A iniciativa pedagógica e reflexiva partiu da inquietação diante das dificuldades e bloqueios criativos relatados pelos estudantes durante as aproduções artísticas, muitas vezes associadas a exigencia figurativas e técnicas tradicionais. A arte conceitual, como abordagem temática e contemporânea, foi o caminho significativo para a superação dessas resistências, permitindo aos estudantes desapegar da preocupação técnica e experimentar novas formas de criação. O processo enfatiza mudanças pedagógicas capazes de ampliar a confiança e a liberdade criadora dos alunos nas aulas de arte.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica