O presente trabalho descreve a criação e implementação de um Cantinho da Leitura na rotina de uma turma de primeiro ano de uma escola da rede municipal do Recife, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de alfabetização. O objetivo é apresentar estratégias de organização e funcionamento do espaço, evidenciar a importância da leitura na rotina pedagógica e investigar seu potencial para estimular o gosto pela literatura, desenvolvendo a fluência leitora dos estudantes. Para isso, adotou-se como referencial teórico as discussões de Magda Soares (2020) sobre o processo de alfabetização e letramento, destacando a relevância de uma rotina de leitura dentro da sala de aula. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando observação participante das interações das crianças com os livros, entrevistas semiestruturadas com as mesmas e a análise documental do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Dessa forma, foi possível compreender a apropriação do espaço pelos próprios alunos, bem como a organização do Cantinho, com os livros selecionados pelas pibidianas e a professora coordenadora, e os efeitos da leitura diária na aprendizagem. Os resultados indicaram avanços na compreensão da organização das palavras, ampliação do repertório linguístico e maior engajamento nas atividades de leitura. Além disso, a iniciativa recebeu reconhecimento da gestão da escola, que planeja expandir os cantinhos de leitura para todas as turmas, evidenciando, assim, a relevância da leitura como prática cotidiana na alfabetização.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica