O presente trabalho apresenta uma experiência realizada por meio do projeto PIBID de alfabetização, com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Recife. A atividade teve como foco o uso de parlendas como recurso didático, visando promover o desenvolvimento inicial da leitura, da escrita e da consciência fonológica. A proposta surgiu da busca por estratégias de alfabetização que fossem lúdicas e eficazes, capazes de envolver os alunos de forma significativa. A fundamentação teórica baseia-se na abordagem de Magda Soares, especialmente nas contribuições do livro Alfaletrar, em que a autora destaca o papel dos gêneros textuais como instrumentos que favorecem o desenvolvimento da leitura, da escrita e da interpretação. As parlendas, por serem textos curtos, rítmicos e rimados, contribuem para a percepção sonora das palavras, estimulam a memorização e incentivam o uso da linguagem em diferentes contextos sociais, conforme defende a referida autora. Os resultados observados foram positivos, com avanços perceptíveis na consciência fonológica dos alunos, na compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e na produção de textos escritos. Destaca-se, também, a apropriação espontânea do gênero textual trabalhado, evidenciada em momentos de recreação e interação entre os colegas. A experiência confirma o potencial das parlendas como ferramenta eficaz no processo de alfabetização, reforçando a relação entre ludicidade e aprendizagem significativa. Além disso, contribuiu para a ampliação do repertório linguístico das crianças e para o desenvolvimento das habilidades iniciais de leitura e escrita, em consonância com a perspectiva de Magda Soares (2020) sobre a construção do conhecimento em contextos reais de uso da linguagem.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica