O presente relato aborda a experiência desenvolvida no âmbito do PIBID com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes/PE, utilizando o teatro de sombras como recurso pedagógico. A prática teve como objetivo aproximar os alunos do universo teatral por meio da experimentação artística, valorizando a criatividade, a imaginação e a expressividade. As atividades envolveram desde a introdução teórica sobre luz e sombra até a confecção de silhuetas e jogos de improviso, realizados com recursos simples e acessíveis. Observou-se grande interesse e engajamento da turma, incluindo a participação de estudantes pouco comunicativos, que se destacaram ao assumir papéis criativos. A experiência demonstrou o potencial do teatro de sombras para favorecer a autonomia, estimular a ludicidade e proporcionar vivências estéticas significativas, reafirmando sua relevância como prática educativa no contexto escolar.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica