TEATRO DE SOMBRAS NA ESCOLA: PRÁTICAS DO PIBID NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • ARIANE CLARA FERNANDES DE SOUZA SIQUEIRA RAMOS FARIAS
  • Co-autores
  • Lyane Marcelle Cavalcante Santos
  • Resumo
  • O presente relato aborda a experiência desenvolvida no âmbito do PIBID com estudantes do 6º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes/PE, utilizando o teatro de sombras como recurso pedagógico. A prática teve como objetivo aproximar os alunos do universo teatral por meio da experimentação artística, valorizando a criatividade, a imaginação e a expressividade. As atividades envolveram desde a introdução teórica sobre luz e sombra até a confecção de silhuetas e jogos de improviso, realizados com recursos simples e acessíveis. Observou-se grande interesse e engajamento da turma, incluindo a participação de estudantes pouco comunicativos, que se destacaram ao assumir papéis criativos. A experiência demonstrou o potencial do teatro de sombras para favorecer a autonomia, estimular a ludicidade e proporcionar vivências estéticas significativas, reafirmando sua relevância como prática educativa no contexto escolar.

  • Palavras-chave
  • teatro, teatro de sombras, escola básica, ludicidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Processos de Ensino e Aprendizagem
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica