O trabalho relata uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola no Recife-PE. O objetivo foi conectar os estudantes à história local, promovendo o letramento e a aprendizagem significativa.
Por meio de uma sequência didática de cinco dias, os alunos foram posicionados como pesquisadores ativos. Em grupos, eles formularam perguntas sobre batalhas históricas de Pernambuco, como a Batalha dos Guararapes e a Guerra dos Mascates. Utilizando computadores, eles pesquisaram em sites pré-selecionados para encontrar informações sobre ano, local e participantes dos conflitos.
Com os dados coletados, os estudantes elaboraram uma linha do tempo cronológica. O projeto foi finalizado com a apresentação dos trabalhos para outra turma, uma roda de conversa e a entrega de certificados simbólicos de "Pesquisador".
A experiência demonstrou resultados satisfatórios, pois os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre a história do Recife e desenvolveram competências de leitura, escrita, oralidade e cultura digital. O trabalho conclui que a integração entre diferentes áreas do conhecimento, usando metodologias ativas, é uma estratégia eficaz para uma aprendizagem que torna o aluno construtor do próprio saber.
ISBN 978-65-01-82058-3
Comissão Organizadora
Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho
Comissão Científica