LETRAMENTO E HISTÓRIA LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E ENSINO SOBRE AS BATALHAS HISTÓRICAS DO RECIFE

  • Autor
  • ABRAHAO JUVENCIO ALVES DA SILVA
  • Co-autores
  • Gabrielly Christine Andrade da Silva , Guilherme da Silva Carvalho , María Laine de Aguiar Silva , Andrea Tereza Brito Ferreira , Milena Fernandes Gomes Pinto
  • Resumo
  • O trabalho relata uma experiência de ensino realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola no Recife-PE. O objetivo foi conectar os estudantes à história local, promovendo o letramento e a aprendizagem significativa.  

    Por meio de uma sequência didática de cinco dias, os alunos foram posicionados como pesquisadores ativos. Em grupos, eles formularam perguntas sobre batalhas históricas de Pernambuco, como a Batalha dos Guararapes e a Guerra dos Mascates. Utilizando computadores, eles pesquisaram em sites pré-selecionados para encontrar informações sobre ano, local e participantes dos conflitos.  

    Com os dados coletados, os estudantes elaboraram uma linha do tempo cronológica. O projeto foi finalizado com a apresentação dos trabalhos para outra turma, uma roda de conversa e a entrega de certificados simbólicos de "Pesquisador".  

    A experiência demonstrou resultados satisfatórios, pois os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre a história do Recife e desenvolveram competências de leitura, escrita, oralidade e cultura digital. O trabalho conclui que a integração entre diferentes áreas do conhecimento, usando metodologias ativas, é uma estratégia eficaz para uma aprendizagem que torna o aluno construtor do próprio saber.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, letramento, pesquisa, história
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramentos
Voltar Download

ISBN  978-65-01-82058-3 

  • Processos de Ensino e Aprendizagem
  • Políticas Públicas e Identidade Docente
  • Políticas Educacionas, avaliação e currículo
  • Educação, Diversidade e Interculturalidade
  • Educação, Linguagens, Tecnologias e Valores
  • Cidadania, Direitos Humanos e Inclusão Social
  • Alfabetização e Letramentos
  • Formação Inicial e continuada de Professores

Comissão Organizadora

Pibid/RP
Natália Santana Albuquerque LIma
Nathalia Vitoria Freire dos Santoe
Mathuanny Soares dos Santos
MARIA LORENA ARAUJO DE ANDRADE
Guilherme da Silva Carvalho

Comissão Científica